Modalidades

ModalidadesPara além das modalidades dominantes (Pedestrianismo e Montanhismo), a prática da Orientação e da Escalada tem tido enorme desenvolvimento. Ao longo dos anos, tem sido dada aos sócios oportunidade de experimentarem, igualmente, outras modalidades, nomeadamente o Cicloturismo e a BTT, a Canoagem, a Vela e a Espeleologia. Subjacente ao espírito de todas as nossas actividades está sempre a vontade de Protecção e Conservação do Ambiente.

Para contemplar a especificidade de cada modalidade, existem grupos de dinamização dedicados às principais modalidades que, de uma forma autónoma e mais agilizada, se dedicam às suas actividades favoritas:

  • Grupo de Dinamização de Actividades de Escalada - GDAE
    Realiza regularmente actividades no âmbito da escalada, sendo o ponto de encontro dos escaladores do CAAL. Promove e divulga a modalidade, enquadrando tecnicamente os seus adeptos, e efectuando acções de formação por onde já passaram cerca de três centenas de praticantes nos últimos onze anos. Promove a representação do Ar Livre nos encontros e competições da modalidade, e organiza grandes actividades de divulgação/captação destinadas a todos os sócios do Clube.
  • Grupo de Dinamização de Actividades de Montanha - GDAMO
    Efectua actividades de montanha caracterizadas por serem delineadas, antecipadamente e durante a sua realização, por todos os que nelas participam. Estas actividades requerem alguma preparação física e técnica para a prática de montanhismo (variável, em função das características de cada actividade), e a comparência dos interessados nas reuniões preparatórias.
  • Grupo de Dinamização de Actividades de Orientação - GDAO
    Efectua regularmente passeios e marchas de montanha, caracterizados por não terem sido previamente reconhecidos. Durante a sua realização tudo pode acontecer... Estas actividades requerem alguns conhecimentos de orientação e a comparência dos interessados nas reuniões preparatórias anunciadas na Informação. Organiza também formação e grandes actividades lúdicas e de divulgação na área da orientação, destinadas a todos os sócios do CAAL, e promove a representação do Ar Livre nos encontros e competições da modalidade.