SERRA DA PENEDA

2000-07-07 (Sexta-feira)

XII Marcha dos Parques Naturais

O Ar Livre regressa, após muitos anos, à Serra da Peneda, conjunto montanhoso situado na parte setentrional do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Desta vez a actividade consistirá na travessia norte-sul, que nos levará a percorrer diversas,brandas, sistema original de ocupação humana, e o vale do Vez, com numerosos vestígios de actividade glaciar, passando pelo alto da Serra (Pedrada, 1414m), que constitui um vastíssimo miradouro circular.
Conheceremos ainda a parte meridional da Serra, visitando o Monte Gião, com o seu complexo de gravuras rupestres, e miradouro privilegiado sobre o vale do Lima, e ainda as aldeias dos arredores do Soajo que também visitaremos.
1º dia - Senhora da Guia - Travanca. Iniciaremos a travessia da Serra ao norte, na capela da Senhora da Guia, na freguesia de Gave, Melgaço. Passaremos por algumas brandas, subindo ao longo do vale do Vez, até atingirmos o alto da Pedrada (1467 m). Daí desceremos, pela margem direita do rio Grande até à antiga branda de Travanca, nas proximidades do Mezio. Aqui esperamos um banho reparador nas piscinas naturais daquele rio.
2º dia - Paredes do Vale-Soajo. Da aldeia de Paredes do Vale (510m) subiremos ao Gião, onde observaremos o complexo das gravuras rupestres, continuando a subir até ao alto (821m). Daí desceremos, pelas veredas do monte, até Vilar de Suente e, pelo caminho velho, atravessando os campos cultivados, sulcados por inúmeros ribeiros, seguiremos até ao Soajo, onde visitaremos os famosos espigueiros e o enigmático pelourinho.
Características do percurso:. Atender aos desníveis assinalados (cerca de 300 e 400 m a subir) com passagem por muitas linhas de água, caminhos e veredas com piso duro. No 1º dia não há água. 3 botas.
Cartografia: Folhas 9, 16 e 17 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: dia 7, 6ªfeira, Algés 20:30 e Campo Pequeno 20:45
Participação em viatura própria: é possível, com inscrição prévia no Clube. Terão de assegurar o regresso ao ponto de partida. Ponto de encontro: Parque de Campismo às 07h30..
Alojamento: Alternativa (não incluída no preço e com reservas a realizar pelos próprios): em Castro Laboreiro - Rest. Miradouro do Castelo, tel. 251 465523; Casas da Prof. Aurea, tel. 251 465134; e rest. Serra, tel. 251 465523. Na noite de 6ª para Sábado há possibilidade de bivacar em salão.
Observações: Levar mantimentos para os dois dias. Na noite de Sábado haverá possibilidade de jantar junto ao parque de campismo (onde está assegurado pão no Domingo) ou Castro Laboreiro.
Recomendações: Uso de botas, calças, fato de banho, protecções para o sol e chuva!

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Paredes do Vale