CARAMULO

2001-05-05 (Sábado)

Por entre loendros e eucaliptos


Em Maio de 1993, o CAAL visitou o Caramulo, "batendo" os lugares mais conhecidos. O facto de terem passado oito anos e de a serra ainda ter muito para oferecer, levou a equipa que organizou os projectos do Alqueva, Sicó, Castelos da Beira Alta, etc, a dar inicio a um projecto: o do CARAMULO, que prevemos se estenda por três anos e com o qual pretendemos "esgotar" a área. Esta pretensão, vai assim obrigar-nos a percorrer troços de corta-mato, com as suas consequentes dificuldades, mas que no final é compensador.

A Serra, está limitada a sul pela Serra do Buçaco e a norte pelo rio Vouga, que a separa do Maciço da Gralheira. Os seus horizontes vão da ria de Aveiro à Serra da Estrela e para norte até ao Montemuro. A Serra confunde-se muitas vezes com a vila do mesmo nome, que surgiu devido à estância sanatorial. O seu encerramento levou-a a alguma decadência, mas a aposta turística está hoje a reanimá-la. O que nunca se foi abaixo foi o seu famoso museu de automóveis e quadros (inclusive um de Picasso!).

O texto já vai longo, pelo que vamos terminar indicando algumas das principais particularidades: são os Loendros em flor (a razão da nossa actividade ser em Maio), a Capucha (espécie de manto que desce da cabeça até aos joelhos e que serve para a protecção do frio), os inúmeros blocos de granito (com formas para todos os gostos!), a vitela de Lafões, o vinho verde e os espigueiros que fazem desta área um pequeno retalho do Minho, perdido em plena região montanhosa da Beira Alta. E há mais, mas só vendo! ......

1.º dia - Depois de visitarmos o Museu do Caramulo, seguiremos para Alcofra onde iniciaremos a subida à sua serra (880 m de altitude) que apresenta alguma dificuldade (mas risco nulo), devido à inexistência de caminho, o que obriga à utilização das mão e pernas para afastar o muito mato e tojos que se encontram no caminho (é um troço não muito longo mas com grau de dificuldade equivalente a quatro botas). No entanto, os companheiros menos motivados poderão começar a actividade na povoação de Couto, cerca de duas horas depois. Subimos de seguida ao monte Farves (851 m de altitude) e posterior descida para Cambarinho, com passagem por loendros que , esperamos, estejam em flor para podermos admirar esta impressionante maravilha da natureza. O final será no aprazível sitio da Ponte da Portavárzea onde, se estiver calor e houver tempo, nos podemos refrescar nas águas límpidas da ribeira, pelo que se aconselha levar fato de banho.

2.º dia - Inicio em Mosteirinho, sede de freguesia perdida no vale do rio Agadão, talhado entre vertentes de xisto. Por estrada e no meio de eucaliptos, seguimos para o ainda mais isolado lugar do Boi, onde o eucalipto termina.

De seguida, atingimos Malhapão de Cima onde começa o granito. Em parte por estrada, rumaremos ao Caramulinho (ponto mais alto da serra com 1075m de altitude), onde se pode neutralizar. Para quem continua, seguiremos pela cumeada que separa Varzielas da Vila do Caramulo, em direcção ao final, na Portela do Guardão. Embora o percurso apresente várias subidas e descidas o grande desnível (700 metros) é entre Mosteirinho e o Caramulinho.

Características do percurso: no 1º dia, a actividade tem cerca de 13 km e um desnível (no inicio) de 300 m. Possibilidade de abastecimento de água em Couto e Cambarinho. No 2º dia, a extensão do percurso é de cerca de 18,5 km. Abastecimento de água em Malhapão de Cima.

Cartografia: Folhas 198, 187 e 176 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 06h30 e Campo Pequeno 06h45.

Participação em viatura própria: É possível com inscrição prévia no Clube e desde que assegurem o regresso ao ponto de partida. Ponto de encontro no dia 5, Sábado, às10h30, junto ao Museu do Caramulo.

Alojamento: no parque de Campismo de Vouzela, após o final da actividade do 1.º dia, com levantamento do acampamento na manhã do dia seguinte. Possibilidade de, por iniciativa própria, marcar outro tipo de alojamento em Vouzela. Possibilidades de jantar no restaurante do Parque.

Observações: a altitude a rondar os 1000 metros aconselha-se a que nos preparemos para as estações extremas. Uso obrigatório de botas. Aconselha-se também o uso de bastão. Não esquecer, ainda, a sempre indispensável máquina fotográfica e binóculos.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Serra do Caramulo