Castro Verde

2005-04-10 (Domingo)

Uma Janela sobre a Planície Dourada

10 de Abril - Domingo - 1/2 botas.

Castro Verde está situada em pleno coração do chamado "Campo Branco", a estepe cerealífera mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa. Por aqui passaram romanos, árabes e cristãos da reconquista. Segundo a tradição foi nos seus arredores que se deu a batalha de Ourique. É uma região rica de artesanato, gastronomia, de solos pobres mas subsolo rico. Trata-se de uma zona das mais ricas do país em avifauna.

Nesta nossa digressão de Inverno pelo Alentejo, começaremos por visitar Castro Verde, nomeadamente algumas das suas belas igrejas de que se destaca a Basílica Real com o seu tesouro e ricos azulejos, e o Museu da Lucerna. De seguida percorreremos os arredores de Castro Verde, visitando alguns dos locais mais interessantes, nomeadamente a ermida de S. Pedro das Cabeças (local da batalha de Ourique) e o Centro de Educação Ambiental do Vale de Gonçalinho (CEA), gerido pela LPN e local de visita obrigatória para quem quer conhecer o valioso património natural da região, nomeadamente a Zona de Protecção Especial para Aves de
Castro Verde.

A actividade pedestre irá finalizar na povoação de Entradas, em que procuraremos visitar algum do seu património. Para terminar o dia, jantaremos num dos restaurantes da região a fim de melhor ficar a conhecer a gastronomia local e recuperar as energias despendidas!

Características do percurso

Percurso fácil, de cerca de 20 km, por caminhos da planície, atravessados por uma ou outra ribeira. Esta actividade terá o apoio da Liga da Protecção da Natureza, nomeadamente na visita ao CEA. Levar farnel para o almoço.

Cartografia: Folhas 548 e 556 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 7h15 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 9h45 no largo principal de Entradas. As viaturas ficarão aí estacionadas durante a actividade. É imprescindível a inscrição no Clube.

O preço inclui as entradas nos museus, o CD Vozes da Natureza e o jantar alentejano que será acompanhado pelo grupo coral ‘Os Ganhões de CastroVerde’.