MONTANHA E LAGOS -PICOS DE EUROPA

1997-06-09 - 1997-06-15 (Segunda-feira - Domingo)

O CAAL vai realizar duas grandes actividades em zonas espectaculares na vizinha Espanha. São passeios de diferentes níveis de dificuldade projectadas para a participação de todos os sócios.
Os Picos da Europa constituem um dos maciços montanhosos mais singulares da Península Ibérica. Ocupam parte das províncias de Cantábria, Astúrias e Léon, que convergem no Pico Tesorero (2570 m); são um caótico deserto de rocha viva, com cerca de 40 km de comprimento e 20 km de largura em plena Espanha húmida.
DIA 11 de Junho (Quarta-Feira)
ACTIVIDADE 1 (Grupo forte)- VEGA DE LIOR-
DES - 3 botas - Interessante circuito à volta da Peña Remoña, com início e fim em Fuente Dé (1000 m). A entrada no maciço pela portela de Remoña é uma espectacular surpresa visual, aparecendo-nos repentinamente os cumes circundantes. Subiremos até ao Alto de la Canal (2000 m). Depois de passada uma antiga exploração mineira, inicia-se a descida pelo velho caminho de Los Tornos. Duração prevista - 6 horas.
Variante complementar - A meio (Vega de Lior-des) é possível prolongar o trajecto até à portela de Chavida. Duração prevista - mais 3 horas.
ACTIVIDADE 1A - TRESVISO (Ida e volta) - 2 botas - O caminho de Urdon para Tresviso brinda os participantes com a oportunidade de conhecer esta bela demonstração da erosão fluvial nos Picos de Europa. O caminho apresenta panoramas soberbos com destaque para La Bargona e Balcon de Pilatos, miradouros sobre impressionantes vazios. Duração - 6 horas.
12 de Junho (Quinta-Feira)
ACTIVIDADE 2 (Grupo forte) - FUENTE DÉ - PICO URRIELO - SOTRES - 3/4 botas - Subida pelo teleférico. Desde El Cable (1800 m), iniciaremos a ascensão para Cabana Verónica e Horcados Rojos (2506m). Se o tempo o permitir tenta-remos a subida ao pico Tesorero (2570 m), a mais clássica dos Picos de Europa. Daqui pode-se desfrutar a panorâmica completa dos três maciços. Continuaremos em direcção do Pico Urrielo (Naranjo de Bulnes), a montanha mais inacessí-vel dos Picos, cujas paredes monolíticas têm a-traído, desde 1904, inúmeros escaladores, de que se tornou um verdadeiro símbolo. Desceremos pelo refúgio de la Terenosa e pela portela de Pandebano até Sotres. Duração prevista- 8 horas.
ACTIVIDADE 2A - FUENTE DÉ - REFÚGIO DE ALIVA - SOTRES - 2 botas - Subida pelo teleférico. Desde El Cable (1800 m), passaremos pelo Chalet Real, onde Afonso XIII caçava, e pelo Refúgio de Aliva. Daqui iniciaremos a descida em direcção a Sotres, caminhando sobre uma grande moreia, conhecida como a Lomba del Toro. É um trajecto de cumeada que proporciona extraordinários panoramas sobre as verdes pradarias junto ao rio Duje. Duração prevista - 6 horas.
13 de Junho (Sexta-Feira)
ACTIVIDADE 3 - LAGOS ENOL E ERCINA - 2/3 botas- Início em Bobia de Abajo (400 m) e subida até aos lagos (1200 m). Duração prevista - 6 horas. Regresso por Covadonga.
ACTIVIDADE 3A - ARENAS DE CABRALES - CANGAS DE ONIS - COVADONGA - Para os mais cansados reservamos um dia de passeio turístico, visitando verdadeiros ex-libris dos Picos, incluindo se possível a visita aos lagos.
14 de Junho (Sábado)
ACTIVIDADE 4 - GARGANTA DEL CARES (Travessia Poncebos - Valdeón) - 2 botas - A Ruta del Cares é o percurso obrigatório dos Picos da Europa. Sem desníveis acentuados desenvolve-se por um bom caminho o que o torna acessível a todos. A Garganta Divina é uma maravilha da natureza escavada pelas águas. Antes de Caín alcança a sua máxima estreiteza e inacessibilidade, não fora um caminho talhado na rocha viva que corre entre paredes abruptas. Extensão - 18 km. Duração prevista - 6 horas. No final desta actividade, tomaremos o autocarro em direcção a Salamanca, onde pernoitaremos.
ALOJAMENTO - Em parque de campismo: Noites de 10 e 11 de Junho em Potes (Camping La Isla - tel. 0034 942 730896 - dispõe de bungalows), noites de 12 e 13 em Arenas de Cabrales (Camping Naranjo - 0034 909 871753), noite de 14 em Salamanca (Regio - tel. 0034 923 200250 - dispõe de hotel). Os companheiros que o pretendam poderão fazer marcações em estabelecimentos hoteleiros nas povoações indicadas.
TRANSPORTE - Autocarro com partida a 9 de Junho: 21h30 de Algés e 22h00 do Campo Pequeno. Chegada a Potes prevista para o dia 10 pelas 16 horas. Regresso a Lisboa no dia 15 (Domingo) de manhã, a partir de Salamanca.

É possível participar só na actividade de Sanabria ou só na dos Picos de Europa, ou mais espectacular ainda, em ambas as actividades.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Espanha
Local: Potes