ONDE A VINHA SE FAZ RARA - CONTINUANDO PELO TUA

1996-10-31 (Quinta-feira)

31 DE OUTUBRO A 3 DE NOVEMBRO

Centrada em Vila Flor, esta actividade, na sequência da presença do CAAL, em 94, Por terras de Riba Tua e Alijó, dar-nos-á a conhecer uma outra faceta de Trás- os- Montes. Descendo as margens do Douro, deixaremos também os vinhedos que tanto nos encantaram, mas para encontrar uma maior diversidade de paisagens. Numa terra menos alterada nas suas formas pela acção do homem, iremos encontrar grande diversidade de culturas a par com alguma vinha. Impera, no entanto, a oliveira, cujo suco afamado constitui a grande riqueza destas paragens.
1º dia - Brunheda - Vila Flor
Dois anos depois voltamos ao apeadeiro da Brunheda. Desta vez, porém, o comboio levar-nos-á em sentido contrário, em direcção a Mirandela, numa viagem de aproximadamente 30 minutos que nos deixará em Vilarinho das Azenhas. Aqui iniciaremos a nossa marcha, primeiro, até à aldeia do mesmo nome, de onde continuaremos por um carreiro rumo ao morro de nome Castelo Velho. Aqui passaremos pela aldeia de Vilas Boas, para em seguida atingirmos o ponto culminante do dia no santuário de N. S. da Assunção. Daqui desceremos para a Quinta da Vaquinha, continuando por terrenos agrícolas mais ou menos cuidados até à Fraga do Frade, sobranceira a Vila Flor, onde terminará o passeio.
Características: Percurso de duração média, com desníveis acentuados. Uma vez que a actividade começa muito cedo (comboio pelas 7h), é conveniente sair de Lisboa com o pequeno almoço e almoço na mochila do passeio.
2º dia - Vila Flor - Vieiro
Sairemos do parque de campismo, pela barragem do Peneireiro, em direcção a Samões. Daqui desceremos para a Ribeira Redonda, cujo curso seguiremos até atingirmos a Forca de Freixiel. Desta aldeia seguiremos para a Serra Tinta (vista espectacular), pela crista da qual nos aproximaremos do Tua, descendo em seguida para Vieiro.
Características: Percurso de duração média, com abastecimento de água disponível nas aldeias.
3º dia - Vilarinho da Castanheira - Lousa
Neste dia voltamos ao Douro e às vinhas, menos abundantes nos dois primeiros dias. O passeio terá início cerca de 4 km a sul de Vilarinho da Castanheira, e os primeiros 2 km desenrolam-se numa estreita estrada que alterna troços de empedrado com outros de alcatrão. A vista sobre a margem esquerda do Douro compensa essa desvantagem. Ao chegar à aldeia de Lagares ( hoje em dia apenas com um habitante permanente) entramos em caminhos rurais que atravessam as quintas de Louvazim e dos Ingleses, até chegarmos à margem direita do Douro. Pouco depois iniciamos a subida íngreme para Lousa, pela antiga calçada que ligava esta povoação à barca para a estação de caminho de ferro de Freixo de Numão, na margem oposta do Douro.
Características: Percurso curto, mas com desníveis importantes (cerca de 500m a descer e cerca de 700 m a subir) não há abastecimento de água no percurso.
Data, hora e local de partida: 31 de Outubro de 1996, 22h (Algés)/ 22h30m (Campo Pequeno)
Alojamento: No parque de campismo de Vila Flor. O acampamento será montado no final da actividade do 1º dia e desmontado ma manhã do 3º dia, antes da actividade.
Refeições: Há possibilidade de jantar em Vila Flor. O pequeno almoço e o almoço do 1º dia devem seguir já preparados de Lisboa.
Cartografia: Folhas 90, 104, 105 e 129 da Carta Militar de Portugal (1/25000) do Serviço Cartográfico do Exército.
Material: É conveniente a utilização de botas; calçado mais ligeiro (ténis, sapatilhas, etc.) é vivamente desaconselhado.
Participação em viatura própria: Esta modalidade estará condicionada pela impossibilidade de assegurar ligações por autocarro; os sócios que desejarem deslocar-se em viatura própria deverão organizar-se por forma a disporem de viaturas em cada extremidade dos percursos. Inscrição no CAAL imprescindível.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Trás-os-Montes
Local: Brunheda