A SUL DO TEJO

2000-03-25 (Sábado)


O CAAL vai organizar uma actividade pela margem esquerda do rio Tejo, ligando a Central Termoeléctrica do Pego a Abrantes.

Em 1999, na actividade do Sardoal, avistámos ao longe as chaminés da central. Chamou-nos a atenção o rasto branco de vapor de água que se destacava na paisagem. Combinámos então uma visita para este ano, com a finalidade de melhor esclarecermos como é que se compatibiliza uma central termoeléctrica a carvão com os requisitos ambientais, que as indústrias modernas se obrigam a cumprir.

Começaremos por visitar a central. Iniciaremos o percurso no final da manhã, indo almoçar o farnel, que levamos, na margem do rio. Não haverá abastecimento de água nessa altura, nem durante o trajecto. Continuaremos por uma paisagem variada, de sobreiros e oliveiras, a que se seguirão campos férteis de aluvião. No final do dia, subiremos a colina do castelo de Abrantes, que visitaremos.


Características do percurso:. : Percurso com aproximadamente 12 km, sem desníveis acentuados e piso fácil (2 botas).

Cartografia: Folhas nº 331 e 332 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 7:15 e Campo Pequeno 7:45.

Participação em viatura própria: É possível, mas limitada a 20 pessoas. Os restantes lugares serão preenchidos pelos inscritos no autocarro. Concentração junto à entrada da central, às 9h45. A central fica na estrada que liga o Rossio ao Sul do Tejo ao Pego, cerca de 3 km após passarmos esta localidade

Observações: É possível a participação em viatura própria e sem a visita à Central, com concentração às 12 horas, junto da entrada para as Casas Brancas, quinta no interior do perímetro da central. Para atingir a quinta, segue-se pela estrada alcatroada à esquerda da entrada da Central do Pego. Neste caso a inscrição far-se-á no local


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Vale do Tejo
Local: Central Termoeléctrica do Pego