A SERRA DE ALVAIÁZERE E OS CARVALHOS DE ANSIÃO

2000-02-26 (Sábado)

O projecto de descoberta desta área na região centro litoral do país teve início em 1997. Em 1999 todos recordam com entusiasmo a passagem pelo canhão fluvio-cársico do Rio de Mouros e a subida à Serra de Circo. Para o ano 2000 reservámos para descoberta, a espectacular Serra de Alvaiázere (centro de parapente) com vistas que abarcam da Figueira da Foz à Serra da Lousã. Bem próximo, os olivais da várzea de Alvaiázere. Encontramos vestígios de carvalhais antigos assim como os carrascais associados a uma vegetação secundária que teima em manter-se. A região é calcária e, como tal encontraremos fórneas, dolinas, algares e campos de lapiás. A presença humana sente-se no cultivo dos campos, forma das casas, pastorícia. Estamos na área de produção do queijo do Rabaçal. O odor da erva de Santa Maria acompanha-nos ao longo do nosso percurso. Visitaremos moinhos de madeira recuperados pela Câmara de Ansião num troço de percurso pedestre sinalizado. A área que visitaremos está proposta como sítio para integrar a Rede Natura 2000 pelo seu rico património natural.
Características do percurso:. 3 botas. Percurso com aproximadamente 17 km de extensão que se desenvolve em piso por vezes acidentado. É possível neutralizar (2 botas), mais ou menos a meio do percurso.
Cartografia: Folhas nºs 275 e 287 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: Algés 6:45 e Campo Pequeno 7:00
Participação em viatura própria: É possível, com inscrição prévia na sede do CAAL. O ponto de encontro é no vértice geodésico da Serra de Alvaiázere às 09h30. O términus será na aldeia de Cabeça Redonda pelas 17h00.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Serra de Alvaiázere