Memórias do CAAL - Rios de Aire - O Lis

2005-04-16 (Sábado)

Pela encosta poente e poética da Serra d’Aire

16 de Abril - Sábado - 2 botas.

"Chegou a hora de descobrirmos a bela nascente do rio Lis, depois de já termos encontrado o Alviela e o Almonda a fluir dos calcários da Serra de Aire... Aire muito livre como é do nosso gosto!"

Era assim que era anunciada (em 15 de Fevereiro de 1997) a caminhada que agora iremos relembrar.

Foi um famoso passeio pelas não-nascentes do Rio Lis... que se tornou a vergonha dos organizadores, dado que a água não nascia... Se tal voltar a acontecer, em tempos de seca, a organização promete que a mesma não faltará... juntamente com sopa, migas da região, café e tudo!

Nos entretantos visitaremos um parque eólico, um mirante jurássico, dois "santuários" marianos, uma calçada romana, um vale de ventos, a Casa-Museu da Fundação Mário Soares, a maior fábrica de pedra para calçada portuguesa, o local provável da batalha… de Ourique (!) e uma imensidade de circunstâncias que nos balizarão todo o percurso. A enumeração é caótica, mas real e incompleta. Começaremos no Alqueidão da Serra, passaremos pelo Reguengo do Fétal e acabaremos nas Cortes (cortes romanas, não de animais!).

Características do percurso

Tem cerca de 14 km, mas com possibilidade de neutralização a meio; estão previstas variações
para os mais ousados; tem desníveis médios, pelo que se aconselha botas e bastão. Levar água e merenda, um amigo e boa disposição.

Cartografia: Folhas 297 e 308 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 8h10 de Algés e às 8h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração junto à igreja paroquial das Cortes, que fica entre Leiria e Reguengo do Fétal, às 10h00. É imprescindível a inscrição no Clube.

O preço inclui o jantar (cedinho, para não chegarmos tarde) com produtos e pinga da terra…