ALQUEVA VIII - VALE DO GUADIANA

2000-10-21 (Sábado)

De Amieira à barragem do Alqueva, ao longo do rio Degebe

É a última actividade dum projecto que teve início em 1994. À semelhança das realizadas anteriormente, o objectivo desta actividade é conhecer o património natural e cultural que irá ficar submerso com a construção da barragem do Alqueva. Nesta descoberta, já participaram centenas de sócios. Procura conhecer o vale do rio que, com brio, enfrenta os desafios dos homens.
A nossa caminhada é feita, desta vez, num dos afluentes da margem direita do Guadiana, o rio Degebe. Iniciaremos o percurso na aldeia de Amieira e terminá-lo-emos na barragem do Alqueva. Solicitámos à EDIA, Empresa de Desenvolvimento de Infra-estruturas do Alqueva, a possibilidade de passagem na área de construção do açude da barragem. Os terrenos que iremos calcorrear irão, brevemente, ficar submersos.
A paisagem é bucólica, com montados de azinho e criação extensiva de gado. A vegetação e a fauna deste vale são ricas e variadas. É um passeio bonito, a não perder!
Características do percurso: 3 botas. Com alguns desníveis e com uma extensão aproximada de 21 km. Não há possibilidade de abastecimento de água ao longo do percurso.
Cartografia: Folhas 491 e 501 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: Algés 06h30 e Campo Pequeno 06h45
Participação em viatura própria: é possível, com inscrição prévia no Clube e desde que assegurem o regresso ao ponto de partida. Local de encontro: aldeia de Amieira, no largo principal, às 10:00. A actividade termina na ponte, junto da barragem do Alqueva.
Observações: É aconselhável o uso de bastão e de botas. Recomenda-se ainda o fato de banho para tomar banho na barragem, no Sábado.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA

Local: Aldeia da Amieira