P N P G - A GEIRA ROMANA

1997-07-04 - 1997-07-06 (Sexta-feira - Domingo)

Um Parque Nacional sempre a merecer a nossa visita

Venha percorrer connosco a Geira, ou seja, parte da via XVII do Itinerário de Antonino, que ia de Braga até Astorga, e que constitui o mais extenso troço de via romana subsistente em Portugal. Não pense que vai encontrar uma estrada empedrada: as vias romanas só eram calcetadas nos sítios inclinados e na passagem das ribeiras, que aliás irão abundar no nosso percurso, enquadrando recantos frondosos. Vamos também encontrar, com fartura, marcos miliários, que irão assinalando a passagem das milhas.
1º dia (Sábado, 5 de Julho)
Começaremos a caminhada um pouco antes da milha XIV, na localidade de Santa Cruz, aglomerado de meia dúzia de casas, na cumeada que divide os vales do Cávado e do Homem. Passada essa milha, bem fornecida de marcos, percorreremos, inicialmente com horizontes vastíssimos para o vale do Homem e para a cadeia de montanhas que o encerra a norte, a geira (que por vezes foi aproveitada para alguns troços de estradas rurais) pela margem esquerda daquele rio, contornando os montes, praticamente sempre à mesma altitude (cerca de 400 m).
Depois de percorridas nove milhas (cada milha são 1400 m), com os respectivos marcos muito fotogénicos, iremos fazer uma neutralização (porque nesta parte a Geira está irreconhecível) de 5 km, até à entrada do Parque Nacional Peneda-Gerês.
Aí retomaremos a Geira (temos mais seis milhas à nossa frente) até ao ponto em que ela entra nas águas da albufeira de Vilarinho das Furnas. Mais adiante voltaremos a ela para não mais a largar até à Portela do Homem, a fronteira galaico-portuguesa, que coincide com a milha XXXIV, passando pelas deslumbrantes matas da Bouça da Mó, de Albergaria e de S. Miguel, e atravessando a vau o rio Homem, já próximo do final, no sítio onde se erguia uma robusta ponte, destruída na época da Restauração.
Depois de tudo isto merecemos certamente um banho nas águas do Homem, na cascata de S. Miguel.
2º dia (Domingo, 6 de Julho)
Iremos a Vilarinho das Furnas, passando por S.João do Campo. É um percurso curto, mas que nos irá permitir conhecer esta aldeia com belos recantos e um conjunto de espigueiros, bem como o enquadramento natural da aldeia sub-mersa e encontrar ainda muitos vestígios da sua actividade.
Haverá tempo para o banho no rio das Furnas ou na própria albufeira e, por fim, visitaremos o Museu de Vilarinho, homenagem à comunidade desaparecida.
Data e hora da partida - Dia 4 de Julho (sexta-feira) às 24h00 de Algés. Às 0h30 do dia seguinte do Campo Pequeno.
Acampamento - No Parque de Campismo da Cerdeira, Campo do Gerês (com restaurante e mini-mercado). Será montado o acampamento no Sábado (dia 5) depois da actividade. Será levantado no Domingo de manhã .
Alojamento alternativo - Bungalows do Parque (tel. 053/ 351005), Residencial Stop, S. João do Campo (tel. 053/ 351291; só com carro), Pensão Rio Homem, Terras do Bouro (tel. 053/ 351136)
Refeições - Jantar no restaurante do Parque ou em S. João. Para os Almoços deverá ir prevenido para as duas caminhadas. No percurso de Sábado pode haver abastecimento de água.
Transporte organizado - Actividade limitada a um autocarro.
Participação em viatura própria - O Clube só assegura o transporte dos condutores até Cer-deira, Terras do Bouro no Sábado. Para o local de início têm de se organizar de e para Santa Cruz. Também não está incluído o alojamento em Parque de Campismo. A inscrição, como habitualmente, é obrigatória para a Sede.
Início da actividade - Sábado, dia 5 de Julho às 8 horas no alto de Santa Cruz.
Cartografia - Cartas do IGE na escala 1/25000 nºs 30, 31 e 43.
Equipamento - Não esquecer o calção de banho e chapéu para o sol. Levar roupas leves (poderá haver algum mato) e botas.

Local: Santa Cruz