PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

1999-03-05 (Sexta-feira)

O calcorrear de velhos caminhos de pastores com um cheirinho desportivo

5 Sexta a 7 Domingo -3 botas-

Sábado, dia 6: marcha de montanha com início na Aldeia do Carvalho, passando pelos planaltos superiores da margem direita do Zêzere e terminus previsto para as Penhas da Saúde.

As condições climatéricas poderão obrigar a alterações ao programa. Em alternativa, um pequeno grupo de sócios poderá efectuar uma actividade de iniciação às técnicas de progressão na neve e gelo, ou de treino, caso os interessados sejam já iniciados, enquadrada por três companheiros mais experientes. A actividade desenrolar-se-á nas imediações da Centro de Limpeza de Neve nos Piornos, sendo o transporte efectuado para o local em autocarro a partir do parque de Campismo de Pião. Os interessados deverão indicá-lo quando da inscrição na actividade. Deverão possuir vestuário adequado para a neve, quente e impermeável. São indispensáveis luvas e botas com sola rígida ou semi-rígida e perneiras. Caso não o possuam, o CAAL fornecerá o restante material necessário, Piolet, crampons; baudrier e cordas. É necessário estar em boa forma física. Esta alternativa está condicionada pelas condições do terreno e meteorológicas.

Domingo, dia 7 - Acompanharemos, na classe de turistas, a tradicional prova de montanha Manteigas - Penhas Douradas, que já vai na XVII edição. Como somos fortes, continuamos a nossa caminhada em direcção ao Maciço Central, onde contamos terminar a nossa actividade ali por cima da Garganta de Loriga.

Também neste dia as condições climatéricas ditarão a sua lei, podendo ser necessário proceder a alterações ao programa.

Características: Marchas de montanha, sem grandes dificuldades técnicas. Roupa e calçado apropriado. No 1º dia abastecimento só no parque de campismo ou em pequena paragem na Covilhã. Não é possível neutralização. No 2º dia possibilidade de abastecimento em Manteigas. Possibilidade do transporte no autocarro das mochilas entre Manteigas e Penhas Douradas, onde também é possível neutralizar.

Alojamento: Parque de campismo do Pião- Covilhã. Qualquer alternativa hoteleira que os sócios desejem só na Covilhã.

Cartografia: Folhas 212, 213, 223 e 224 das cartas 1/25000 do I.G.E.

Partida: Algés 20h30 e C. Pequeno 20h45do dia 5 Sexta-feira

Participação em viatura própria: não é possível, dadas as características dos percursos.

Local: Aldeia do Carvalho