GUIMARÃES

1996-10-19 (Sábado)

18, 19 e 20 Outubro


O C.A.A.L. convida-vos para uma viagem até ao Baixo Minho, ao berço da nacionalidade. Será uma actividade centrada na descoberta da Guimarães histórica e medieva, a que não podia faltar a ligação pedestre entre o Castro de Sabroso e a Citânia de Briteiros. Preparámos um programa que certamente vos agradará:

6ª feira 18 OUT - Partida de Lisboa e alojamento no Parque de Campismo da Penha, serro granítico e mirante natural (617m).

Sábado 19 OUT - O nosso dia começará calcorreando as ruas antigas tão ligadas à história familiar dos ofícios.

Visitaremos o Castelo (sec X), a Igreja de S. Miguel do Castelo (sec XII) onde terá sido baptizado D. Afonso Henriques, o Paço dos Duques de Bragança, passaremos pelo Largo da Oliveira e Padrão do Salado, passearemos pela Praça de Santiago e largos de João Franco e Condessa do Juncal, sem esquecer as vielas e tascas que queiram descobrir, enriquecendo os vossos conhecimentos sobre a pantagruélica gastronomia regional...

E pela tardinha deste Sábado, visitaremos a freguesia rural de S. Torcato, suas gentes, artesanato e cultura.

Como estamos em terra de curtumes, a noite de sábado começará com uma pequena e bela surpresa sobre a Ribeira de Couros, numa gentil colaboração do Cineclube local.

E não esqueçam que, como estamos num dos mais jovens concelhos da Europa, as noites podem ser bem longas....

Domingo, 20 OUT - Depois de levantado e arrumado o arraial, visitaremos a Penha, com as suas penedias, capelas e recantos.

Desceremos à cidade pelo Teleférico (numa concorrência aos Alpes...) para então ligarmos a pé o pequeno Castro de Sabroso - primitivo da Idade do Ferro - à Citânia de Briteiros que teve o seu apogeu entre os sec. II-I AC até ao sec. III-IV DC.

Iniciamos o nosso regresso a Lisboa passando pelo Sameiro e pela Falperra (clássico do Barroco), já no concelho de Braga.

Alojamento - No Parque Municipal de Campismo, na Penha. O acampamento é montado na noite de sexta feira à chegada e é

desmontado no Domingo de manhã. Os companheiros interessados podem tratar de alojamento na Pensão da Penha 053/414242 ou na hotelaria da cidade.

Cartografia - Folhas 70, 71 e 85 da Carta Militar de Portugal na escala 1:25000.

Data, local e hora de partida - Sexta feira dia 18, às 20h30 de Algés e 21h00 do Campo Pequeno. Chegada prevista a Lisboa pelas 22h30 de Domingo.



ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Minho
Local: Guimarães