FORTIFICAÇÕES DAS LINHAS DE TORRES

2000-05-20 (Sábado)

Continuação de um projecto que, no ano anterior, permitiu a descoberta de Santiago dos Velhos e Arruda dos Vinhos. Cumeadas de colinas calcárias com Montejunto ao fundo serão o palco do nosso passeio, nesta bucólica região de vinhas e pomares.
Passaremos por inúmeras aldeias e por sítios que vale a pena serem visitados, nomeadamente o Moinho do Céu (323 m) cujas velas retalham o azul do firmamento, in Guia de Portugal, FCG.
As Linhas de Torres são um conjunto de alturas fortificadas que cercam Lisboa e que, em Novembro de 1810, embargaram o passo aos 80000 legionários de Massena. A 1ª linha começa no Alto do Boneco e ia, na retaguarda de Arruda, pelo Moinho do Céu, até Sobral de Monte Agraço. Teremos oportunidade de visitar algumas estruturas associadas a esta 1ª linha. S.Quintino é uma igreja quinhentista (MN), com azulejaria do Séc.XVIII, a visitar antes de chegarmos a Sobral de Monte Agraço. Sobral é um centro vinícola importante, com foral de 1519, concedido por D. Manuel.

Características do percurso: actividade com cerca de 12 km, sem grandes desníveis e com piso razoável. 2 botas.
Cartografia: Folha 389 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.
Partida: Algés 8:30 e Campo Pequeno 8:45
Participação em viatura própria: é possível, com inscrição prévia no Clube. Local de concentração: junto da capela, na aldeia de Carvalha (6 km a sul de Arruda dos Vinhos) às 09h45.

ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Aldeia da Carvalha