EM BUSCA DO URSO PARDO

1999-06-03 (Quinta-feira)

Neste Parque Natural, entre carvalhos, faias e bétulas, os ursos continuam a viver como sempre o fizeram: livres. Os moradores do Parque, que sempre acarinharam o projecto de recuperação do urso pardo, convivem em harmonia com a Natureza, enriquecendo-se mutuamente, juntando-se para formar um conjunto indivisível, como representantes de uma antiga cultura nómada. O Vaqueiros de Alzada conservam as cabanas de teitu, semelhantes aos antigos castros pré-romanos. São os últimos asturianos a aceder aos modernos costumes sedentários.

Além das tradições coevas, destaca-se a paisagem deslumbrante deste Parque. As montanhas da Cordilheira Cantábrica são aqui cortadas por vales profundos, que iremos percorrer.

5ª feira, dia 3: Real Caminho da Mesa

Chegada à povoação de Saliência às 10 h. Esperam-nos os guias conhecedores da geografia, da fauna e da flora e da etnografia de Somiedo. Começamos o passeio do Real Caminho da Mesa, antiga calçada romana e importante passo fronteiriço, entre o norte da Cordilheira Cantábrica e a Meseta de Castela. Após vencer um desnível de 600 m, com pendente suave, o percurso torna-se plano, para terminar em Saliência (4h), para o Grupo B ou em Arbellales (6h) para o Grupo A.

6ª feira, dia 4:

Grupo A (3 botas): Lagoas de Saliência. Picos Albos (2109 m) Início e fim no Parque de campismo. Subida com desnível de 900 m, até ao cume do pico Albo, com vistas espectaculares do Lago de Vale e dos Lagos de Saliência. A descida será feita pela Vega de Camayor, pradaria de alta montanha, para terminar ao pé do rio do Vale (8h).

Grupo B (2/3 botas): Rota Branda de Murmian - Vamos visitar um dos conjuntos etnográficos melhor conservados, de onde se observam os vales de Somiedo e do rio Vale, cobertos de teitu e de neveiros naturais. Início em El Llamardal e chegada a Pola de Somiedo, sede do concelho do mesmo nome (4 h, subida de 150 m e descida de 800 m).

Sábado, dia 5: Rota El Cornon. É o pico mais alto de Somiedo (2194 m). É uma actividade para os dois Grupos, com ida e vinda por caminhos diferentes, para se juntarem no sopé do Pico. Quem quiser poderá subir e, após 2 horas, sentar-se no cume do Cornon. Desnível total 700 m (7 h).

Domingo, dia 5: As Médulas ( A Rota do Ouro) Já no regresso, e se o tempo o permitir, vamos contemplar no Bierzo, perto de Ponferrada, como a actividade mineira de milhares de escravos, trazidos pelos romanos, talhou, após o desmoronamento da montanha, um anfiteatro impressionante e único na Península Ibérica, com galerias e pináculos. Ainda hoje podemos sair dali com o pó da argila nas botas e, quem sabe, se calhar até com pó de ouro!

Região: Parque Natural de Somiedo
Local: Somiedo