Évora e Beja

2005-02-12 - 2005-02-13 (Sábado - Domingo)

As Julias - De Liberalitas Julia a Pax Julia

12 e 13 de Fevereiro - Sábado e Domingo - 1 bota.

O Caal já foi a Évora.... o Caal já foi a Beja... mas nunca o Caal reuniu no mesmo fim-de-semana as duas capitais do Alentejo.

Sábado, 12 - Começaremos por Évora – Liberalitas Julia.

Cidade património mundial e detentora de múltiplas riquezas de muitas épocas da nossa história. Assim, no início do nosso passeio, iremos de autocarro (invulgar máquina do tempo!!!) de volta à pré-história, visitando o Cromeleque dos Almendres e a Anta do Zambujeiro. Depois saltamos para a Universidade... mas não para ter aulas! Visitaremos o portal, os claustros, a sala dos actos e a biblioteca. Acompanhados por um guia local e pela muralha que cerca a cidade, o passeio prossegue até à Torre das 5 Quinas, passaremos pelos Reservatórios de Água e pelo Arco de Dª. Isabel para depois ‘irmos’ a banhos nas Termas romanas... ‘Irmos’, quer dizer, banhos aqui só de cultura! Continuando pela ruas de uma cidade que parece ter parado no tempo, conservando a sua história em pedra e cal, veremos a Caixa de Água, a Torre de Sisebuto, a imperdível Praça do Giraldo, o Palácio da Inquisição e o Templo anteriormente
conhecido por templo de Diana... Tínhamos por objectivo evitar o maior número de igrejas possível mas, como a nossa nação foi construída sempre sobre um pilar religioso, entraremos nesta altura na fabulosa Igreja dos Lóios e de seguida na Sé de Évora. São os únicos templos religiosos que veremos nesta cidade... pelo menos por dentro! Segue-se o palácio do Vimioso, a Janela Garcia de Resende, o Largo das Portas da Moura e os Paços de Évora…

Na noite de Sábado ser-nos-á servida uma ementa com pratos tradicionais alentejanos.

Enquanto Évora nos recebe no Sábado, Beja será a cidade com que nos despedimos desta actividade.

Domingo, 13 - Tomado o pequeno almoço, partiremos para Beja – Pax Julia.

Para começar o dia em grande visitaremos as ruínas de Pisões e só depois seguiremos para o núcleo urbano. Aqui, e sempre acompanhados por uma guia que nos ajudará a descobrir os encantos desta cidade, visitaremos o convento da famosa Soror Mariana: Convento da Conceição; depois o castelo e a Igreja de Santo Amaro, onde se encontra o núcleo visigótico do Museu Regional.

Continuaremos pela Sé, descobriremos a antiga judiaria, com ruas de belas casas. Uma boa parte dos portais e das janelas desta cidade são classificados e têm um interesse fora do comum. Passaremos ainda por um arco romano que em tempos foi desprezado, por uma pousada que já foi convento, por uma Igreja que foi construída para ser o Açougue Municipal e por muitas outras coisas que nos farão ver a capital do Alto Alentejo com os olhos e o sentir de povos idos... que por ela sofreram e lutaram.

Características do percurso:

‘Soft’, sem possibilidade de classificação através de botas... só de atacadores! É possível que faça frio e chuva, logo é aconselhável ter em atenção os agasalhos.

Alojamento: Nas camaratas da OSMOP com capacidade para 60 pessoas. Os restantes serão albergados em bungalows no parque de campismo da Orbitur.

Partida: Sábado, às 7h10 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 9h15 no Cromeleque dos Almendres.

O preço inclui o jantar de Sábado, a dormida, todas as entradas e as visitas guiadas.