ARRÁBIDA A NOSSOS PÉS

1996-06-15 (Sábado)

DIA 15 de Junho de 1996 (SÁBADO)

ACTIVIDADE EXTRA-CALENDÁRIO


Depois de outras actividades já realizadas na Serra da Arrábida e em seu redor, está na altura de se lá voltar.

Desta vez propõe-se um belo passeio a começar no Castelo de Sesimbra e a terminar na praia do Portinho. Sempre ao longo da crista da falésia, pela Serra do Risco - em pleno Parque Natural da Serra da Arrábida - temos de um lado o azul do mar e do outro o verde/castanho dos campos.

Descrição da actividade

Esta actividade começará por volta das 9h30 e terminará, pelas 17 horas, com um refrescante banho na praia do Portinho, pelo que se aconselha levar toalha e fato de banho.

Não existem grandes desníveis ao longo do percurso, que terá uma distância aproximada de 14 km. Perto do final (junto ao Convento da Arrábida) subiremos à zona das Guaritas que poderão ser visitadas por fora. Estas guaritas serviram de veneração dos Mistérios da Paixão de Cristo feita por antigos Frades Religiosos da Ordem de S. Francisco que viveram, em celas escavadas na rocha, junto da antiga Ermida Memória, de veneração à imagem da Senhora da Arrábida, situada próxima do Convento. A este conjunto chama-se o Convento Velho, que, com as Guaritas, fazem parte do Convento de Nossa Senhora da Arrábida.

Grau de dificuldade - 2 botas.

Cartografia - Folhas nºs 464 e 465 do Instituto Geográfico do Exército (1/25000).

Condições de participação - Actividade aberta a todos os sócios amantes do Ar Livre. Não há hipotese de neutralização nem de abastecimento de água ao longo do percurso.

Aconselha-se a utilização de botas e roupa resistente, dado o tipo de vegetação (por vezes densa) e de pequenos obstáculos que iremos encontrar (muita pedra e trilho, por vezes, quase inexistente)

Os calções são desaconselháveis, apesar do bom tempo que se espera venha a fazer. Não esquecer a protecção solar e muita água, dada a contínua exposição ao sol.

Observações

Chama-se a atenção dos companheiros para os cuidados a ter, pelo facto de o percurso, nalguns pontos, se aproximar da falésia. A actividade, contudo e como habitualmente, não comporta grandes riscos.

Existe a hipótese de se participar em viatura própria desde que seja assegurado, pelo próprio, o regresso ao local de partida. ( 20 km por estrada para cada lado).

Não esquecer a máquina fotográfica, a câmara de video e os binóculos.

Dado que esta actividade se desenrola em zona integrada no Parque Natural, solicita-se, a pedido dos responsáveis do Parque, que os companheiros tenham um respeito redobrado pelo espaço natural onde se irão movimentar. Nomeadamente, junto às falésias (Píncaro), procurem não fazer muito barulho, dado serem zonas de nidificação de aves de rapina cujas crias estarão em fase de crescimento

Transporte - O transporte para esta actividade é feito em autocarro com partida de Algés às 7 h 30 e do Campo Pequeno às 8 h.

Para quem se deslocar em viatura própria o local de encontro é no Castelo de Sesimbra às 9 h 30.

Inscrição - Todas as inscrições na actividade deverão ser efectuadas até ao dia 11 de Junho (terça-feira).

Preços: Sócios e familiares - 2.000$00; menores de 21 anos - 1.500$00.

O preço inclui transporte em autocarro, inscrição na actividade e seguro.

(Em viatura própria: Adultos - 1.000$00, menores de 21 anos - 500$00, menores de 12 anos - grátis)


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Estremadura
Local: Castelo de Sesimbra