Serranias de Fafe

2005-07-01 - 2005-07-03 (Sexta-feira - Domingo)

2005-06-22: Algumas fotos para aguçar o apetite.



A Rota do Maroiço

1 a 3 de Julho - Sexta a Domingo - 2/3 botas.

Actividade de 2 dias nas serras a norte da cidade de Fafe, tendo por cenário as belas paisagens que se estendem do vale do rio Ave até às serras do Gerês e da Cabreira.

Características dos percursos

Sábado - Percorreremos a denominada "Rota do Maroiço", primeiro percurso pedestre marcado no concelho de Fafe.
Percurso circular sem dificuldades de maior, com início e fim no parque de campismo contíguo à barragem da Queimadela.
Atravessaremos sucessivamente as localidades de Monte, Casal Estime, Luílhas e Queimadela, e subiremos ao marco geodésico do Maroiço (840m) e à Laje Branca (872m), ambos com vistas espectaculares. Avistaremos seguramente alguns rebanhos e manadas de cavalos selvagens.
Percurso de 2 ou 3 botas, com um total de cerca de 21 km.
Dado que vamos ter duas hipóteses de neutralização (aos 7 e aos 14 km) e que o troço intermédio é o que tem mais subidas, quem não quiser fazê-lo poderá percorrer apenas o primeiro e o terceiro troços, de dificuldade 2 botas.
Jantar de convívio em Fafe, incluído no preço da actividade.

Domingo - Percurso igualmente circular com cerca de 15 km, relativamente fácil (2 botas),por caminhos antigos ao longo de frondosos bosques de carvalhos e de ribeiros de águas cristalinas, passando por aldeias rurais das margens do rio Vizela: Lagoa (início e fim), Pedraído, Felgueiras e Gontim.
Teremos oportunidade de contactar com o artesanato local, tradições populares e de descobrir antigos engenhos, hoje desactivados mas preservados.

Recomendações: Em ambos os dias, possibilidade de abastecimento de água nas localidades.
Imprescindível o uso de botas de montanha e aconselhável o bastão. Levar fato de banho e toalha no Sábado, pois há hipótese de um mergulho nas límpidas águas do rio Vizela.

Alojamento: No parque de campismo da Queimadela, em tendas dos participantes. O parque de campismo não serve pequenos almoços. No Sábado, pararemos num café após cerca de 90 min de marcha. No Domingo, o pequeno almoço poderá ser tomado em Lagoa, antes do início da caminhada.
Como alojamento alternativo em Fafe (reserva e pagamento pelos participantes): Hotel Confort Inn (253000700); Pensão Res. D. M a nuel (253598932); Pensão Res. Fafense (253599974), todos com preços equivalentes.

Cartografia: Folhas 71 e 72 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Sexta, dia 1, às 19h10 de Algés e às 19h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração às 9h00 de Sábado no parque de campismo da Barragem da Queimadela, a cerca de 15 km a Norte de Fafe (saída pela EN-311, para Cabeceiras). Inscrição prévia no Clube.

O preço inclui o jantar de Sábado.