MINAS DA PANASQUEIRA

2001-04-07 (Sábado)

Onde o caminheiro se torna mineiro


Nesta actividade veremos alguns dos belos meandros do rio Zêzere, constatando o nível que as suas águas atingiram este ano. Passaremos por simpáticas aldeias de beira rio, campos de cultivo e pastos, numa paisagem bucólica e bela. Teremos ainda uma visita aos vários núcleos das Minas da Panasqueira, sendo-nos explicado os minérios ali existentes bem como todas as fases por que passa a sua extracção.

1º dia: actividade com cerca de 14 km e início junto ao cemitério de Coutada, quase na sua totalidade por bons caminhos, mas que terá um pequeno troço de "aventura", no qual, teremos de forçar a nossa passagem.

2º dia: visita guiada a toda a zona das Minas, com explicações e belas vistas da serra e do rio. Os mais afoitos poderão ainda visitar o interior de parte da mina (2 grupos de 12 pessoas, todos maiores). Face ao limite imposto pelas Minas, deverão os interessados dizê-lo no acto da inscrição na actividade.

Características do percurso: 2/3 botas, com algumas zonas escorregadias e com água, pelo que é necessário o uso de botas de montanha. No 1º dia não é possível neutralizar.

Cartografia: Folha 245 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 07h00 e Campo Pequeno 07h15

Alojamento: Em pavilhão cedido pela Empresa concessionária das Minas da Panasqueira, com casas de banho.

Observações: O Restaurante "O Gasómetro", nas Minas, abrirá expressamente para nos servir o jantar de sábado. A ementa constará de sopa, peixe (bacalhau à Brás) ou carne assada, bebidas sobremesa e café, pelo preço de 2.000 esc, não incluído no preço da actividade. Os interessados deverão, no acto da inscrição, informar qual a ementa que preferem. Não há hipótese de jantar em outro local, pelo que, quem não estiver interessado terá que ir prevenido com comida.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Montanhas
Local: Minas da Panasqueira