VILA JARDIM E TERRA DE MESTRES PINTORES

1999-07-17 (Sábado)

No centro do país, a dois passos de Abrantes, já que a passos, diz a tradição, foi marcada no tempo de D. João III, a linha de divisão dos dois concelhos vizinhos, Sardoal é guardiã de valiosos tesouros, espólio do que terá sido importante oficina de pintura que pela sua individualidade, constitui um núcleo representativo entre os Primitivos Portugueses.

Vila pitoresca, casas com fachadas antigas, bem conservadas, engalanadas por flores, que lhe conferem alegria e lhe fazem merecer o título de Vila Jardim.

O seu centro histórico encerra um conjunto de capelas com belas imagens, retábulos e azulejos que merecem uma cuidadosa visita.

A população, a que não falta a alegria da juventude, não deixa perder as tradições que herdou de século em século e assim são notáveis as suas festas religiosas, como na Páscoa a secular procissão dos Fogaréus ou, em Maio, as festas do Espírito Santo.

A tradição completa-se ainda no Sardoal com a sua gastronomia onde o cabrito, a cozinha fervida, ou as suas deliciosas tigeladas são razões para obrigarem o visitante a voltar.

Zona de clima ameno, a que não faltam fontes, regatos e antigas levadas que, percorrendo os vales, punham a funcionar, num passado ainda próximo, azenhas e pisões. Num alto, um conjunto de moinhos em recuperação, onde podemos ver o seu funcionamento e desfrutar de vasta paisagem.

É neste cenário, que vos convidamos para mais uma CCC (caminhada curta de convívio), desvendando locais onde as lendas são uma constante e completando o passado com uma visita ao centro da Vila e aos painéis do Mestre do Sardoa.

Características do percurso:. Actividade sem grandes dificuldades onde dois desníveis a vencer não atingem os 100 metros. O uso de calções pode trazer alguns arranhões, já que os carreiros são por vezes ladeados de eriçados tojos. Dada a época estival a nossa caminhada terá início o mais cedo possível e faremos uma paragem à hora de maior calor (entre as 13h30 e as 16h30), num aprazível parque de merendas. É neste local que faremos o nosso almoço de convívio e onde um açude permitirá um reconfortante banho. Não esqueçam, por isso, de levar toalhas e fato de banho.

Cartografia: Folhas 321 e 322 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 7:00 e Campo Pequeno 7:30

Participação em viatura própria: É possível, desde que seja feita a inscrição na sede do Clube até ao dia 13 de Julho. Encontro às 9h30 na Estrada nº 2 de Abrantes para Vila de Rei, entrando no cruzamento para Alcaravela, à direita e, passados 900 m, voltando a virar à direita, no sentido de Abrantes, estacionando 500 m à frente.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Beira Baixa
Local: Sardoal