Memórias do CAAL - Vales de Jerte e de La Vera

2005-06-10 - 2005-06-13 (Sexta-feira - Segunda-feira)

Rota de Carlos V


10 a 13 de Junho - Sexta a Segunda - 2/3 botas.


Carlos V, o Imperador do Mundo: Nenhum príncipe antes dele concentrou sob a sua autoridade vastidões de terra e mar tão extensas como Carlos de Gante, nascido em 24 de Fevereiro de 1500, conhecido como Carlos I, rei da Espanha, e como Carlos V, Imperador do Sacro Império Romano Germânico. Antes de chegar a completar vinte anos, coube-lhe quase meio mundo por herança ou eleição, podendo, portanto, ser considerado como o primeiro Imperador da Terra.”


Foi o homem mais poderoso da sua época. Dominou quase toda a Europa  durante 40 anos. Viajou permanentemente. Foi casado com a princesa D. Isabel de Portugal, filha de D. Manuel I, a mulher mais bela desse tempo.


Já velho, exausto, desembarcou em Laredo, a 28 de Setembro de 1556, junto a Santander, e realizou a sua última viagem, percorrendo Castela, para se retirar no Mosteiro de Yuste e aí falecer dois anos depois, em 21 de Setembro de 1558. Sucedeu-lhe o seu filho Filipe II.


Este percurso sinalizado, de mais de 500 km, que atravessa a Espanha, desde a Cantábria até Yuste, é agora conhecido como rota turística, a “Rota do Imperador Carlos V”.


O CAAL, de 17 a 19 de Abril de 1994, participou no VIII Encontro Peninsular de Montaña, organizado pela Federação Madrilena de Montanhismo.


É a memória dessa grande actividade que, na altura, mobilizou mais de cinquenta companheiros, que nos inspirou para o passeio deste ano, evocativo do XX Aniversário do nosso Clube, em que vamos realizar as duas últimas etapas da Rota na Serra de Gredos, percorridas por Carlos V nos dias 12 e 13 de Novembro de 1556.


No dia da chegada faremos um agradável passeio no final da tarde pelos “Pilones”, surpreendentes barrancos, onde corre a água abundante, em rápidos e cascatas. Voltaremos ao parque ao anoitecer.


No dia 11 de Junho, vamos todos realizar uma belíssima actividade de montanha, até à Laguna de La Nava. Aí, os companheiros melhor preparados poderão subir ao Corral del Diablo (2232m) e desfrutar um soberbo panorama da Serra de Gredos, com os picos Almansor (2592 m ) e La Covacha (2399 m), em destaque.


O vale de Jerte, onde permaneceremos dois dias, é o vale das cerejas que, na altura, já estarão maduras nas árvores e poderão ser compradas por todo o lado. Será um facto a considerar e que valoriza agradavelmente esta actividade.


Programa


Sexta, dia 10



  • 07h30 – Lisboa – Badajoz – Cáceres – Plasencia
  • 12h30 – Almoço em Plasencia
  • 14h30 -  Plasencia – Jerte
  • 15h30 – Instalação no camping
  • 17h30 – Percurso pedestre: Los Pilones
  • 20h30 – Regresso ao camping

Sábado, dia 11



  • 07h30 – Saída do camping  (com pequeno almoço tomado)
  • 09h00 – Percurso pedestre: Garganta de la Nava (Corral del Diablo) – 2 grupos
  • 19h00 – Chegada ao camping
  • 20h00 – Jantar de Grupo no camping (incluído no preço)

Domingo, dia 12



  • 08h00 – Saída do camping  (com peq. almoço tomado e material levantado)
  • 09h00 – Encontro em Tornavacas com os companheiros do Grupo Gredos
  • 09h30 – Percurso pedestre: Tornavacas – Jarandilla pelo “Caminho de Carlos V”
  • 18h30 – Chegada a Jarandilla de la Vera
  • 19h00 – Instalação no camping

 Segunda, dia 13



  • 08h30 – Saída a pé do camping  (com todo o material levantado)
  • 09h00 – Visita a Jarandilla de la Vera e ao Palácio de los Condes de Oropesa, actual parador de turismo
  • 10h30 - Percurso pedestre: Jarandilla - Mosteiro de Yuste, pelo “Caminho de Carlos V”, passando por Aldeanueva de la Vera e Cuacos de Yuste
  • 13h30 – Almoço livre
  • 14h30 – Visita ao Mosteiro de Yuste
  • 16h30 – Regresso a Lisboa

Muita Atenção



  1. Os companheiros têm de assegurar os pequenos almoços e os almoços nos dias das actividades (a organização não se compromete com paragens para esse efeito): será prudente levar já de Portugal os alimentos essenciais para o efeito.
  2. Como sabem, em Junho, naquelas paragens, fará bastante calor e o abastecimento de água ou não existe ou será difícil. Convém levar recipientes de pelo menos 1,5 litros e não se esquecer de os encher no início das actividades.
  3. Recomenda-se ainda que, além do chapéu e do protector solar, levem também fato de banho, toalha e frontal: tudo pode acontecer!
  4. Nestes percursos o uso de botas será obrigatório: quem as não tiver calçadas poderá vir a ser aconselhado a não realizar as actividades.
  5. No dia 12 só se formará um grupo e o percurso é longo, não havendo possibilidade de neutralização.

Nestes passeios seremos guiados pelos companheiros do Grupo Gredos de Montaña, velhos amigos que já conhecemos de Arenas de San Pedro. Além de nos guiarem, um grupo deste clube também nos fará companhia no percurso da “Rota do Imperador Carlos V”.


É simpático este acolhimento, que iremos retribuir em Portugal, de 23 a 25 de Junho, em Lisboa e na Serra de Sintra.


Seguramente que esta vai ser uma actividade muito interessante em que os valores da Natureza dominarão:



  • As aldeias, as gentes, os regatos e as culturas;
  • As encostas, com os pomares de cerejeiras;
  • A serra, com os seus caminhos, a beleza agreste e as largas vistas;
  • O mosteiro de Yuste, local de culto e recolhimento, com muita história para contar.

Características dos Percursos



  • Sexta-feira - passeio curto para todos, por caminhos suaves e sem grandes desníveis.
  • Sábado - passeio de ida e volta, de 18 km de extensão e 815 m de desnível, por pista florestal e veredas, em que nos dividiremos em dois grupos. O grupo mais rápido irá subir aos 2200 m.
  • Domingo - dia da travessia da Serra de Gredos: actividade de montanha, de 23 km e 895 m de desnível, com alguma dureza, por pista florestal e veredas. O Collado de las Yeguas (1479 m) é o ponto de maior altitude deste percurso, que não será muito difícil, apesar de extenso e exigirá força de vontade. Não haverá possibilidade de neutralização.
    Em alternativa, neste dia, os companheiros poderão seguir no autocarro e visitar Plasencia.
  • Segunda-feira -  passeio de 10 km, para todos, que termina no Mosteiro de Yuste.

Alojamento:


Em Parque de Campismo: duas noites (10 e 11), no Parque “Valle del Jerte” (tel. 0034 927 470 127, que tem bungallows, restaurante e piscina), e uma noite (12), no Parque “La Vera”, em Jarandilla (tel. 0034 927 560 611, que tem bungallows, restaurante e piscina), podendo ainda os companheiros que o pretendam marcar alojamento em Jarandilla.


Informações e transporte:


O clube organiza um autocarro para a actividade, com partida no Sábado, dia 23, às 7h00 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.


A utilização de viatura própria prejudicará a participação do condutor na actividade do dia 12, de travessia da serra de Gredos, que não poderá ir recuperar o seu veículo no final do percurso. No entanto, para os mesmo assim interessados, concentração no Camping "Valle del Jerte", em Jerte, a partir das 15h30.


Não esquecer de levar o CESD (Cartão Europeu de Seguro e Saúde de Doença), antigo E111, que poderá ser obtido nos serviços da Segurança Social, na ADSE ou por correio electrónico:  cesd@seg-social.pt   (enviam pelo correio em 5 dias úteis e tem a validade de um ano).


O preço inclui o transporte, o alojamento em parque de campismo, os guias locais e o jantar de Sábado.