Marcha dos Fortes (a 1ª!)

De Runa ao Zambujal (Loures), ao longo das Linhas de Torres
2005-10-15 (Sábado)

2005-11-07: Foi uma actividade fantástica a Marcha dos Fortes!

Só um grande Clube como o CAAL, com um colectivo entusiasta e empenhado, poderia desenvolver todo o trabalho de concepção e planeamento de um evento desta envergadura, realizar todos os testes, idealizar a logística e depois pôr de pé a grande actividade para os 140 participantes, alegres, plenos de entusiasmo, levando 101 a terminar.

Daqui saudamos todos os 32 Companheiros da Organização, Sócios do CAAL, bem como os participantes, maioritariamente não sócios do CAAL, e expressamos o nosso agradecimento à Câmara Municipal de Loures e à Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada.



2005-10-14: Aqui fica a Documentação a distribuir pelos mais de 115 participantes inscritos, o que juntando à Organização, apoio logístico, segurança, etc, ultrapassa 150 pessoas envolvidas na Actividade.


2005-10-07: É já no próximo dia 15 de Outubro a 1ª MARCHA dos FORTES, ao longo de redutos e fortes das Linhas de Torres. Ainda é possível a vossa inscrição!!

O Secretariado, para levantar o saco que contém informação, lembrança e a indispensável folha de controlo da actividade, funcionará durante a próxima 6ª feira, dia 14, com o seguinte horário:

  • das 10h45 às 12h15 e das 14h45 às 17h45 na sede do Clube de Actividades de Ar Livre;
  • das 20h00 às 22h00 no Pavilhão António Feliciano Bastos, na Cidade de Loures; o pavilhão fica na R. 25 de Abril, por detrás do pavilhão Paz e Amizade, junto das piscinas e ao lado da Escola Secundária António Carvalho Figueiredo.

Estão disponíveis:


("A Marcha da Resistência" in suplemento Fugas do Público de 2005-09-03)

Continuando as comemorações do XX Aniversário do nosso Clube, aqui vos apresentamos a Marcha dos Fortes!

  • Cartaz Marcha dos FortesEm 15 de Outubro de 2005, vai realizar-se pela 1ª vez em Portugal uma actividade pedestre de resistência, não competitiva, longa, a que chamamos Marcha dos Fortes e se desenrola ao longo das Linhas de Torres, a Norte de Lisboa.
    Passa por algumas das fortificações e locais mais representativos e emblemáticos, tais como os Fortes da Archeira, a Quinta do A-da-Guerra, a Patameira e a Gozundeira, os Fortes do Alqueidão e da Carvalha,A-do-Mourão, os Fortes de Mato da Cruz e da Aguieira, Quinta da Romeira e o Serves.
  • Será uma grande jornada desportiva e lúdica, de convívio e evocativa,revivendo a História.
    Foi escolhido um percurso essencialmente em caminhos rurais, sem desníveis muito acentuados, por cumeadas e vales onde andaram as invasões francesas e os aliados, e que proporcionará aos participantes a beleza dos grandes horizontes e da ruralidade da zona Oeste.
  • Esta actividade tem um total de 42,9 km, inicia-se às 07h00 em Runa e termina às 20h00 no Zambujal, LOURES.
  • O andamento é de caminhada, havendo 7 pontos onde se pode neutralizar.
  • Existem 4 locais de abastecimento onde a Organização assegura complementos alimentares (doces, fruta, água, etc.).
    Nestes pontos haverá paragens obrigatórias de 15 min, e num deles (almoço) a paragem é de 30 min. Além de abastecimento estes pontos também servem de descanso. Contudo, os companheiros deverão levar uma mochila pequena e leve com os seus pertences e os alimentos mínimos indispensáveis a um dia de caminhada (incluindo o almoço).
  • O ritmo da marcha é assegurado por membros da Organização do nosso Clube, devidamente identificados, de forma a garantir os horários previstos. Nenhum participante os poderá ultrapassar.
  • Esta é mais uma organização do CAAL, desta vez em parceria exclusiva com a Câmara Municipal de Loures, integrada também no Calendário de Actividades da FPME.
  • Para os companheiros de fora de Lisboa, ou para os que o desejarem, a Organização assegura na noite de 14, Sexta, a utilização de pavilhão desportivo para pernoita, com duches e instalações sanitárias - Pavilhão António Feliciano Bastos, no centro de Loures, junto às piscinas.
  • É assegurado pela organização o transporte entre Loures - partida às 05h00 do Pavilhão António Feliciano Bastos - e Runa, onde se dá o início da actividade.


Informações e Inscrições até 6 de Outubro - 8€

  • CAAL - Clube de Actividades de Ar Livre
    Tel: 21 778 83 72 Fax: 21 778 83 67
    email: caal@mail.telepac.pt
  • Câmara Municipal de Loures
    Divisão de Desporto
    Tel: 21 984 87 31




Actividade organizada pelo CAAL, em parceria exclusiva com a C.M.Loures.
Clube de Actividades de Ar Livre Câmara Municipal de Loures
Actividade integrada no Calendário da FPME.
Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada


Tópicos Relacionados