VALE DO ALVA II

1999-03-26 (Sexta-feira)

Nos contrafortes da Estrela, o rio Alva e as suas gentes

26 Sexta a 28 Domingo -2 botas-


Vamos voltar ao Alva, rio que nasce na serra da Estrela a 1440 m. de altitude e que corre 75 km. até ao Mondego. Águas frias e límpidas, velozes e enérgicas, tanto movem turbinas como afundam fendas entre xistos e granitos. À sua volta árvores, animais e sendas discretas enquadram gentes laboriosas e acolhedoras com brasões antigos. Visitaremos pedras antropomórficas, pontes e calçadas romanas, igrejas moçárabes. Ouviremos ao serão cantares que ecoam a ontem e poderemos satisfazer apetites pré-hamburguianos.


Sábado 27: cerca de 10 km. desde Lourosa até Avô, atravessando o Alva e com desníveis de aprox. 200m.. Almoço na mochila.

Domingo 28: Passagem por S. Romão e descida do Rio Alva desde a Cabeça da Velha a 870 m. de altitude até à ponte de S. Gião a 270m. São 16 km. a descer. Não esquecer botas e bastão, escudo pluvial e térmico, almoço na mochila, água, máquina fotográfica e boa companhia. Chegada a Lisboa prevista para as 22h. e 30.

Cartografia: folhas 212, 222, 223 e 233 do IGE.

Alojamento: acampamento e acantonamento são possíveis nas Caldas de S. Paulo com a colaboração da Associação Cultural. Para alojamentos menos afoitos contactar a sede do Clube.

Partida: Algés 7 h. 15 e Campo Pequeno 7 h. 30.

Participação em viatura própria: não é possível, dadas as características dos percursos.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Local: Lourosa