SERRANIA DE CUENCA e ALTO TEJO

1997-04-30 - 1997-05-04 (Quarta-feira - Domingo)

Vamos com o CAAL conhecer a Provincia de La Mancha, terras de Cervantes e D. Quichote. Uma das mais belas e muito característica provincia de Espanha, é no entanto uma desconhecida para a grande maioria dos portugueses. Nas 3 actividades que iremos realizar, caminharemos pelas suas serras, percorreremos os vales dos seus rios, bordejaremos as suas represas e albufeiras de montanha e atravessaremos os seus típicos pueblos serranos. E ainda teremos tempo para visitar Cuenca -a capital- e os seus canyons; a Cidade Encantada -inolvidável fenómeno natural que durante séculos a erusão esculpiu; e no regresso a Portugal passaremos uma manhã na bela cidade de Toledo.

1º dia 5ª feira 1 de Maio

Actividade de 12-13 km. Caminharemos pelo vale do Rio Jucar. Atravessaremos o pueblo serrano de Uña e a sua lagoa de águas límpidas, após o que iniciaremos a ascensão até à Cidade Encantada, que visitaremos: o elefante, a tartaruga, os ursos, o crocodilo, a foca, os bares, o convento, a ponte romana, o teatro, a pia batismal, o carro de combate, etc, etc! No final do dia, no acampamento, teremos uma sessão de diapositivos sobre a Provincia de La Mancha.

2º dia 6ª feira 2 de Maio

Actividade de 19 km, sem grandes desníveis. Iremos de Masegosa a Ponte Martinete; aqui estaremos em pleno Alto Tejo, a cerca de 30 km da nascente, motivação primeira para esta actividade. No final do dia iremos visitar a cidade de Cuenca e teremos ainda tempo livre para compras, jantar, e, e, e... até regressarmos ao acampamento.

3º dia sábado 3 de Maio

Actividade de 18 km, com algumas subidas na metade inicial. Começaremos em Tragecete e terminaremos na nascente do Rio Corvo, sub-afluente do Tejo, de beleza paradisíaca, onde as águas de diferentes nascentes confluem formando a nascente do rio num ambiente de frondosa vegetação e frescura -não mais ireis esquecer este local!! Para terminar o dia iremos percorrer de autocarro os bonitos arredores de Cuenca, num envolvimento natural que nos lembrará o Grande Canyon dos EUA. À noite será o jantar de despedida.

4º dia Domingo 4 de Maio

Após o levantar do acampamento e já no regresso a Lisboa, faremos uma paragem de 3 horas em Toledo durante a qual recordaremos outras estadas anteriores nesta sempre fascinante cidade. E depois do almoço encetaremos o regresso a casa.

Caracteríscas dos percursos

Actividades desenvolvidas a média altititude -entre os 1120 e os 1740 m. Sendas e veredas de montanha com alguns estradões de terra batida. Temperatura média nesta época do ano: 20 a 24º. Grau de dificuldade: 1º e 2º dias -2 botas; 3º dia -3 botas.

Dia, hora e local de partida e chegada

4ª feira dia 30 de Abril:

Algés às 20,15h. -Campo Pequeno às 20,45h.

Os horários de partida serão rigorosamente respeitados.

Regresso a Lisboa, Domingo dia 4 de Maio com chegada prevista pelas 22,00h.

Não é possivel participar em viatura própria.

Acampamento

no Camping Caravaning Cuenca, de 1ª categoria, com agua quente, piscina, supermercado e restaurante. O acampamento será montado na 5ª feira dia 1 de Maio, à chegada e desmontado no Domingo, dia 4 de Maio, após a alvorada.

Bungalows: temos informação de que estão esgotados para os nossos dias de estadia. Na sede do Clube irá haver informação sobre alojamentos fora do Camping e seus telefones, para os eventuais interessados fazerem as suas marcações directamente.


Cartografia

Mapas: 539, 564, 565, 596 e 610 (1/50000 do Inst. Geográfico Nacional, de Espanha)

Região: Espanha
Local: Cuenca