ESTUÁRIO DO SADO

2000-02-20 (Domingo)

Esta actividade tem duas partes distintas, dado que o grupo se dividirá em dois, com igual número de elementos.

Um grupo embarcará, de manhã, no porto de Setúbal, a bordo de um galeão recuperado, propriedade da Reserva, antiga embarcação tradicional de transporte de sal e pescado, navegando ao sabor do vento, ao longo do estuário até à Herdade do Pinheiro - Monte do Pinheiro, local privilegiado, dado que deste monte se desfruta de uma bela paisagem sobre grande parte deste estuário, com Tróia e Serra da Arrábida no horizonte.

Outro grupo irá de autocarro até à Herdade do Pinheiro onde efectuará um passeio pedestre. Ao longo do percurso, poderá observar exemplares típicos de urbanismo e arquitectura populares, com casas brancas de faixas amarelas, formando conjuntos bem equilibrados, assim como interessantes conjuntos de cabanas com tecto de caniço e de colmo, utilizadas para guardar produtos agrícolas e antigos fornos de olarias romanas onde se fabricavam as ânforas que serviam para exportar o pescado salgado. Durante a época romana, entre os séc. I e IV D.C. situava-se, nas margens do estuário, um dos mais importantes Centros Industriais de salga de peixe do Mediterrâneo Ocidental. Estes dois grupos encontrar-se-ão à hora do almoço no Cais da Herdade do Pinheiro onde se fará a mudança, ou seja o grupo que de manhã andou a pé regressará a Setúbal de barco e o que andou de barco irá andar a pé, regressando de autocarro.


Características do percurso:. 1 bota

Cartografia: Folhas 454/55 e 465/66 da carta militar de Portugal (1/25000) do I.G.E.

Partida: Algés 8:00 e Campo Pequeno 8:15

Participação em viatura própria: É possível, mas limitada a 18 pessoas, sendo o ponto de encontro no cais de embarque do porto de Setúbal, às 9 horas. As inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

Observações:

Viagem de Barco

Prevê-se o embarque no cais de Setúbal por volta das 9 horas e 30 minutos e o desembarque para cerca das 18 horas, sendo a duração de cada viagem entre 3/4 horas. Não esquecer o indispensável, corta-vento, para minimizar o efeito desagradável causado por este elemento da natureza.

Passeio Pedestre

Terá uma distância de cerca de 10 km, sem grandes desníveis, acessível a qualquer companheiro, aconselhando-se, no entanto o uso de calçado tipo, botas de marcha.

Para ambas as actividades, não esquecer os indispensáveis mantimentos, líquidos e sólidos, bem como protecção para o tipo de condições climatéricas que se verificarem na altura.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

Região: Estuário do Sado
Local: Setúbal