Serra da Estrela

2004-05-21 - 2004-05-23 (Sexta-feira - Domingo)

Por calçadas romanas, vales soalheiros e encostas suaves ao encontro da Primavera.

21 a 23 de Maio - Sexta a Domingo - 2/3 botas.


Vimos propor uma visita à paisagem humanizada da Serra da Estrela e desfrutar das suas paisagens e gentes numa actividade que pretendemos ao alcance de todos.

Através de percursos por caminhos e calçadas romanas relativamente acessíveis, visitaremos algumas das aldeias mais notáveis da Serra, atravessaremos a Portela de Folgosinho, visitaremos a Capela da Senhora de Assedasse, o belo Covão da Ponte, e passearemos ao longo da Ribeira da Fervença e do Rio Alva.

Características dos percursos

Os percursos serão genericamente por caminhos rurais, carreteiros e calçadas romanas.

Sábado, 22

Após visita breve à aldeia de Linhares da Beira (alt. 800m), com o seu castelo medieval dominando o Vale do Mondego e os seus solares, iniciaremos o percurso através da antiga calçada romana que  ligava Viseu à Guarda, até à ribeira de Linhares.

Por estradas rurais prosseguiremos até Folgosinho, com passagem pela aldeia de Regadas, através de uma paisagem transformada pelo Homem. O relevo muito acidentado da Serra vem morrer para o vale em socalcos e degraus sulcados por abundantes linhas de água, propícios aos prados e cultivos.

Após o almoço, partiremos de Folgosinho (alt. 933m) através da calçada romana dos Galhardos até à Portela de Folgosinho (alt. 1280m), beneficiando da sombra da vegetação e da vista sobre o vale.

Após a Portela desceremos através de um vale magnífico até aos Casais de Folgosinho e à capela da Senhora de Assedasse (alt. 930m). Acompanhando o percurso do Mondeguinho, chegaremos ao Covão da Ponte (alt. 950m) onde poderemos fazer um piquenique, tomar um banho no rio e gozar o espaço.

O percurso total terá cerca de 18 km havendo possibilidade de neutralização.

Terminaremos com um apetitoso jantar (incluído no preço) no solar da Quinta das Cegonhas.

Domingo, 23

Agora em altitudes mais elevadas, partiremos da estrada da represa do Vale do Rocim (alt. 1420m), junto às Penhas Douradas, acompanhando parcialmente o percurso da Ribeira da Fervença até à aldeia do Sabugueiro (alt. 1070m). O percurso, por estradão, permite vistas sobre a parte mais alta
da Serra, onde a vegetação se reduz a pequenos arbustos e afloram os maciços graníticos e os vestígios glaciares.

Após o almoço, acompanharemos o Rio Alva por um caminho junto a um canal de aproveitamento hidroeléctrico, até à câmara de carga do mesmo (alt. 950m) e desceremos até à Senhora do Desterro onde finalizaremos a actividade.

O percurso total terá cerca de 12 km havendo possibilidade de neutralização.

Hora prevista de chegada a Lisboa - 20h30.

Recomendações: Leve chapéu, óculos de sol e protector solar. Botas e impermeável são também recomendados.

Alojamento: No parque de campismo da Quinta das Cegonhas (www.cegonhas.com), em Melo. Como alojamento alternativo: Quinta das Cegonhas (telef. 238745886) – quartos e roulotes. Em Melo, quartos e apartamentos (telef. 238745245) – Sr. Ricardo.

Cartografia: Folhas 212, 202 e 213 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Sexta, dia 21, às 19h35 de Algés e às 20h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração no Sábado, dia 22, às 8h00, no parque de campismo da Quinta das Cegonhas, em Melo, arredores de Gouveia.

O preço inclui o jantar de Sábado no Solar da Quinta das Cegonhas.