XI ANIVERSÁRIO - NAZARÉ

1996-09-28 - 1996-09-29 (Sábado - Domingo)

VAMOS FAZER A FESTA NA NAZARÉ !


Este ano iremos comemorar o aniversário do Clube percorrendo terras que pertenceram ao couto do Mosteiro de Alcobaça.
A actividade desenvolver-se-á sem nunca nos afastarmos muito da antiga lagoa que os frades de Alcobaça, numa gigantesca obra de engenharia, drenaram, dando origem a terrenos agrícolas extraordinariamente férteis. Os percursos escolhidos não apresentam dificuldades de maior, tanto mais que iremos caminhar em terrenos que apresentam cotas muito baixas.
Primeiro dia, sábado, 28 de Setembro
Sairemos de Lisboa em direcção à Serra da Pescaria, local onde se iniciará a actividade e donde se observa uma vasta área de praias, incluindo a praia da Nazaré. Desceremos a encosta desta pequena elevação em direcção à Igreja de S. Gião, templo visigótico ou moçárabe que, embora desprezado e abandonado, não deixa de ser exemplar raro da nossa arquitectura. Teremos oportunidade de o observar com o cuidado que uma obra desta natureza merece. Partiremos, em seguida, em direcção à Pederneira, antiga vila fundada nos fins do séc.XV ou princípios do séc. XVI e que, mais tarde, deu origem à vila da Nazaré. Da Pederneira tem-se uma perspectiva magnífica da Nazaré. Ficaremos um pouco por aqui a apreciar a paisagem ou a abastecermo-nos de sólidos e líquidos pois, daqui para a frente, não encontraremos qualquer outra povoação. Em seguida, subiremos ao monte de S. Bartolomeu, pequeno maciço calcário que se sobe sem grande dificuldade e do alto do qual se vislumbra uma panorâmica fantástica. O pequeno esforço que se faz para subir esta elevação é largamente compensado pela beleza do que se pode observar do cimo deste monte, onde encontraremos uma construção que já foi cermitério.


Aqui, quem quiser pode neutralizar; os outros seguirão em direcção ao “Nasce Água”, onde até há pouco se captava a água que abastecia a Nazaré, caminharão depois até uma lagoa onde terminará a actividade sem que, antes, passem por uma pequena povoação totalmente abandonada. Na lagoa, se o tempo o permitir, poderemos tomar um banho retemperador. Depois, iremos para o parque de campismo do Valado, onde montaremos as tendas e será servido o jantar de aniversário do clube.
Trata-se de uma actividade de grau de dificuldade reduzido, com cerca de 15 km de extensão e com possibilidade de neutralização.
Segundo dia, domingo, 29 de Setembro
Começaremos por desmontar o acampamento e iremos, de seguida, pisar a antiga lagoa onde ainda hoje se produz o repolho e a cenoura que abastecem Lisboa. Numa zona fortemente marcada por uma antiquíssima presença humana, não poderíamos deixar de passar pelas escavações do castro romanizado de Pirreitos. Na Junta de Freguesia do Bárrio encontraremos o espólio destas escavações.
Através de terrenos ondulados, com desníveis pouco pronunciados cobertos de vinhas e pomares, atingiremos Alcobaça, onde teremos oportunidade de visitar a Abadia dos frades brancos de Cister.


Jantar de Aniversário
O prato do jantar de aniversário é caldeirada, havendo a possibilidade de outras escolhas. Para tal torna-se absolutamente necessário entrar em contacto com a sede do Clube.
Local de partida
Autocarro: Algés - 7,30 horas e Campo Pequeno - 8,00 horas.
Viatura própria: Concentração às 10 horas na Serra da Pescaria, perto de Famalicão da Nazaré.
Contactar o clube para informações mais pormenorizadas.


ACTIVIDADE RESERVADA A SÓCIOS DO C.A.A.L.. EXIGE INSCRIÇÃO PRÉVIA.


Região: Estremadura
Local: Nazaré