Lorvão

2005-05-21 - 2005-05-22 (Sábado - Domingo)

Com moleiros e seus burros em terras de Lorvão

21 e 22 de Maio – Sábado e Domingo – 2 botas.

A 10 km de Coimbra uma pequena freguesia, Lorvão, tem vindo a firmar e promover uma identidade própria, marcada pela serra onde se distribuem as suas 8 povoações. A história começa quando crianças das várias escolas da freguesia pesquisaram sobre as tradições e os costumes da terra. Entrevistaram pessoas, visitaram as ribeiras, recolheram mezinhas e encontraram-se para partilhar o saber produzido. Os idosos transformaram-se em autênticos manuais de estudo, fontes de vida e sabedoria. Com eles, os jovens recuperam ainda moinhos de vento, azenhas e o forno comunitário. A moagem tradicional foi assim revalorizada, e redescobertos os seus protagonistas, hoje reformados ou com outras profissões. Pela mão das crianças, o ciclo da farinha e os caminhos da serra puderam ser descobertos por outras crianças, vindas das escolas urbanas de Coimbra. Daí a pensar-se que outros públicos, por ventura mais crescidos, teriam prazer em trilhar estas paisagens foi apenas um passo.

O passeio que propomos corresponde ao alargamento deste projecto, a uma descoberta de caminhos de moleiros, guiados pelos próprios que se encarregarão de rechear a caminhada com histórias e canções do tempo em que a farinha era artesanal. Partindo de Aveleira, a aldeia mais alta do concelho de Penacova, iremos caminhar com moleiros e seus burros pelos candais de regadeira que levam à ribeira onde se encontram as azenhas e os moinhos de vento. A neutralização é possível. Terminaremos com uma visita ao Mosteiro cisterciano de Lorvão e um jantar tradicional organizado por uma associação local, com chanfana e broa cozida no forno comunitário.

No segundo dia, passeio matinal pela serra da Atalhada, para depois descer o rio Mondego em barca tradicional ou em canoas (cerca de 16 km).

Características dos percursos

Trilhos e caminhos rurais acessíveis, com alguns declives. Para Domingo não esquecer roupa e calçado para descer o rio. Levar almoço para os dois dias

Alojamento: Parque de Campismo Municipal de Penacova. Para alojamento alternativo existem, entre outros, o Hotel Palacete do Mondego (telef. 239470700), a Casa de Repouso (telef. 239477137) e a  Casa das Oliveiras (telef. 239478624).

Cartografia: Folhas 230 e 231 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Sábado, dia 21, às 7h10 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Concentração no Largo da aldeia de Aveleira, às 10h30 de Sábado. Imprescindível a inscrição no Clube.

O preço inclui o jantar tradicional, a descida em canoa, o parque de campismo, os moleiros e seus burros, guias e todas as surpresas...