À Srª do Socorro, seguindo as pisadas de Wellington...

O grande "vulcão" e um encontro com a Guerra Peninsular!
2009-01-18 (Domingo)

Nada melhor do que começar o ano aqui bem perto de casa...

Foi o que fizeram 39 Companheiros que não recearam a chuva miudinha nem o nevoeiro, e tiveram o prémio duma excelente visita guiada na Srª do Socorro e uma saborosa sopa da pedra... 


O CAAL convida-vos para uma pequena passeata própria para estes dias curtos de Inverno, onde desfrutaremos as belas paisagens do Oeste:

- a sua agricultura, os seus moinhos e os seus cones vulcânicos, e ainda teremos oportunidade de sentir e reviver a nossa História.

Características do percurso: Mesmo pequena, a nossa actividade visita 3 Concelhos - Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Mafra.

Começamos na localidade de Pero Negro, onde podemos fotografar a imponente Quinta dos Freixos, Quartel General de Wellington.

Estradão fácil leva-nos à entrada da Gosundeira para fazermos a 1ª subida do dia, por caminho rural, até ao Moinho e ao Vértice geodésico da Patameira.

Será a primeira oportunidade de encher o olho com as vistas que nos circundam, repletas de cones vulcânicos de onde se destaca a Srª do Socorro, nosso próximo objectivo, não sem antes passarmos pela abandonada Quinta de À-do-Guerra com a sua bela fonte... que também já não jorra água!

Tranquilamente vamos "atacar" o grande cume (395m) com o  ritmo calmo dos caminheiros, por forma a que todos consigam atingir o objectivo!

Na Serra do Socorro, ocupada desde épocas proto-históricas (3000 anos), poderemos visitar a Ermida manuelina (posteriormente remodelada por duas vezes), e o Centro de Interpretação, inaugurado em Novembro passado, que inclui duas áreas expositivas sobre a história da Serra do Socorro e o Sistema de Comunicações nas Linhas de Torres.

E para compensar merecidamente do esforço dispendido com a subida, temos à nossa espera uma saborosa e serrana "sopa da pedra" que a D. Fátima fez especialmente para nós! Reconfortados o corpo e o espírito, é hora de visitar os Fortes da Enxara dos Cavaleiros.

Estas duas obras, o Forte Grande e o Forte Pequeno, também recentemente recuperados, situam-se entre a 1ª e 2ª linhas de fortificações, tendo como objectivo estratégico principal a defesa da estrada Torres Vedras - Cabeço de Montachique e o Q.G. de Wellington, onde começámos o nosso passeio. 

Entre quintas e casais, por caminhos rurais, lá voltaremos ao nosso ponto de partida, onde estimamos chegar pelas 16h00.

Recomendações: Dada a época do ano, é possível encontrar caminhos algo enlameados, pelo que se recomenda o uso de botas. 

Cartografia: Folha 389 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Concentração: Às 09h30 no Pero Negro (acesso muito fácil pela A8, saída 6 Sobral de Monte Agraço, virar à esquerda, 800m e depois é logo ali..), junto ao café Palmeira (fechado). Pero Negro fica a 34km de Sete Rios - 30 minutos.

A Inscrição é no local da concentração; desta vez não organizamos autocarro...

O preço inclui a sopa da pedra e uma bebida


Preços:
Adultos: 7€ ; Menores 21: 3€