O GDAE na Provincia de LEON, em Espanha

Desta vez na bonita região de Cuatro Valles
2009-07-17 - 2009-07-19 (Sexta-feira - Domingo)



Podem ver todas as fotos em http://www.clubearlivre.org/v/actividades/2009/julho/gdaeleon/

No fim de semana "alargado", 17,18 e 19 de Julho estivemos no coração da Cordilheira Cantábrica numa região conhecida por Cuatrovalles.

Local de extraordinária beleza paisagística, com montanhas de calcário branco a contrastar com os prados verdejantes que terminavam em lagos formados por albufeiras.

O vale de Arbas, onde dormimos no refúgio de Cubillas de Arbas, parecia saído do filme do Spilberg, Jurássic Park, "congelado" no tempo, e perdido na imponência dos cumes que o rodeavam.
Tivemos escalada desportiva nas escolas de Rabanal, Sena de Luna e Piedrasiecha e uma actividade clássica memorável na verticalidade dos 250 m de Peñas del Prado.

Para o 2º dia estava reservado o "prato forte" do fim de semana, a escalada clássica em Peñas del Prado.

Desde que chegámos, esta imponente parede marcava o seu território, erguendo-se dominadora, não nos deixando indiferentes sempre que por perto passávamos.
E ali estávamos, a seus "pés" para iniciar uma viagem vertical que iria durar cerca de 5 horas de escalada num calcário aderente de óptima qualidade.

A via escolhida para atingir o topo foi Lago de Luna, de 250 m com 6 largos e com um grau max. de V.

Fica o registo destes momentos, só comparáveis à escalada no Naranjo de Bulnes, também na Cordilheira Cantábrica.
Um segundo grupo, neste 2º dia foi à escola de escalada desportiva de Sena de Luna, com uma bonita envolvência de montanhas e prados verdejantes.

...e assim "fechámos" a escalada para férias.
Regressamos em Setembro com mais um curso de iniciação


León, pelas suas cararacterísticas morfológicas e pela qualidade do seu calcário é uma província priveligiada para a prática de escalada.

A Associação Cuatro Valles empreendeu um plano de desenvolvimento turístico da região que engloba o equipamento de sete escolas de escalada para dinamizar e trazer turismo de aventura à região.

O nosso programa de escalada conta com a visita a 3 destas escolas e ainda haverá hipótese de escalar em clássica em Peñas del Prado.  




O próximo Curso de Iniciação à Escalada vai começar em meados de Setembro.

Assim que tivermos as datas definidas, vai poder consultá-las no nosso site