ALMERIA- Cabo de Gata e Deserto de Tabernas

“…não existe em Espanha um lugar de tão desconcertante beleza como este…”
2010-02-12 - 2010-02-16 (Sexta-feira - Terça-feira)


Mais fotos desta bela actividade nos albuns de José António Baltazar Aurélio, de Valério da Conceição e de Paulo Ferreira

http://picasaweb.google.pt/opassodegigante/2010_0221almeria0210?feat=email http://picasaweb.google.pt/valerioac/Almeria?feat=email# http://picasaweb.google.pt/zulufriend/FotosDeAlmeria?authkey=Gv1sRgCJuozL2_8vW3Ew&feat=directlink# 

“…não existe em Espanha um lugar de tão desconcertante beleza como este, tão seco, tão árido, tão sombrio, e, por outro lado, tão sedutor, um lugar inquietante que não parece deste mundo.” 

 

O Clube, neste Carnaval, vai dar uma escapadinha até à província de Almeria, que possui o maior número de áreas protegidas por m² de Espanha.

Destacamos o Parque Natural Marítimo-Terrestre de Cabo de Gata-Níjar, considerado a jóia do mediterrâneo espanhol. Exemplar único de estepe mediterrânica, e formação vulcânica mais importante da Península Ibérica, mercê da qual a linha de costa apresenta uma beleza estranha, caprichosa.

A Área de Paisagem Natural do Deserto de Tabernas, de incalculável valor geológico, é considerada o único deserto existente na Europa.

Antigo leito do oceano, os factores climáticos moldaram os sedimentos criando a grandiosa paisagem das “Bad Lands”: exemplo perfeito de integração entre paisagem, desolação e beleza.

A Sierra Alhamilla, cuja característica biológica mais relevante reside no bosque de azinho, e na avifauna, ao nível de rapaces e aves estepáricas.

Karst de Yesos en Sorbas, um dos mais importantes exemplos de karstificação em gesso do mundo. O islão marca a história, a cultura e a paisagem, cheia de aldeias brancas de arquitectura singular.

Na costa, livre do turismo de massas, ainda são comuns os povoados brancos contrastando com o azul intenso do mediterrâneo, antigos refúgios de piratas berberes, ou alvos ‘cortizos’ que extraem magro sustento no meio da paisagem semi-árida. De salientar  San José, centro turístico do parque. 

La Isleta del Moro Arraéz, enseada de beleza telúrica, é um verdadeiro paraíso para os aficionados da pesca e da fotografia submarina.

Níjar, cujo passado árabe se manifesta nas ruas estreitas, com praças diminutas adornadas de flores, e na cerâmica vidrada decorativa, expoente daquele passado.

Tal como Sorbas, que impressiona pela imagem vertiginosa das casas debruçadas sobre o desfiladeiro.

A Indústria Cinematográfica  é outro ponto de interesse. A paisagem fantástica do deserto, foi usada para alguns dos mais famosos duelos, perseguições, aventuras e histórias de amor, das mais conhecidas do cinema universal :

“O bom, o mau e o vilão”, “Por um punhado de dólares”, “Era uma vez no oeste”, “Lawrence da Arábia”, “Indiana Jones e a última cruzada”,  “Cleópatra”, “2001 Odisseia no espaço”, “Conan o bárbaro”, etc

Iremos então visitar um desses cenários, transformado em parque temático.

O objectivo desta actividade não é ser exaustivo, numa região tão rica e que merece sem dúvida mais tempo, mas, através de alguns dos ‘rincones’ mais espectaculares, dar a conhecer a riqueza e a variedade da paisagem, valores naturais e a relação harmoniosa do homem com meio ambiente. 

Sábado, 13 de Fevereirochegada matinal e primeira panorâmica do deserto de Tabernas com os cenários do “Western Leone” como pano de fundo. Seguidamente, visita ao parque temático “Mini-Hollywood”, onde almoçaremos.

Depois, pequeno recorrido na rambla de Tabernas.

A seguir, rumaremos a San José, passando pelo mirador de “La Amatista”, varanda sobre o mediterrâneo e as arribas vulcânicas.

 Domingo, 14 de Fevereiro –

a) na cortiçada de Los Molinos, percurso temático até ao “Nacimiento del Rio Águas”, num ramo do Sendero de La Mora, onde ainda permanecem vestígios de moinhos, fornos, currais, e da rede de condução de água através de acéquias e minas esculpidas em gesso. Já em Sorbas, vamos poder aprender algo sobre a formação do Karst no Centro de Visitantes Los Yesares, numa recriação artificial de uma gruta;

b) em Turrillas, iniciaremos um recorrido com c. de 13km que nos levará do alto da Serra Alhamilla, sempre a descer até Nijar. Em estradão até Huebro e, depois, no caminho usado pelos moleiros, passando por vários moinhos e cruzando o desfiladeiro até Nijar.

 Segunda, 15 de Fevereiro

a) percurso pedestre com c. de 13km, entre o Cabo de Gata e San José. Vistas de  “Las Sirenas” e da torre da Vela sobre o maciço da serra, formada por sedimentos vulcânicos que penetram no mar originando as formas caprichosas das rochas e a formação de praias e “calas”, como a baía dos Genoveses, areal bordejado por um palmeiral, onde, no séc. XII, desembarcaram os cruzados;

b) percurso pedestre com c. de 7km,  entre San José e Los Escullos por um pequeno estradão cortado nas arribas, e que rodeia o cume vulcânico de “Los Frailes; paisagem de grande dureza visual, extremamente interessante do ponto de vista geológico, e com umas vistas incríveis sobre as baías de San José e dos Genoveses.

Quem optar por não fazer o percurso b), seguirá para La Isleta, cuja baía é dominada pelo cume vulcânico de “Los Frailes, onde poderá realizar um pequeno passeio até à Cala de Los Toros e ao palmeiral. 

Terça, 16 de Fevereiromanhã dedicada a Almeria, e visita à imponente Alcazaba. Regresso.

 Recomendações: Apesar do clima ser particularmente seco, a pouca precipitação anual tende a concentrar-se na curta Primavera, que aqui começa em Fevereiro. Portanto, esperam-se dias soalheiros, noites bastante frias e manhãs húmidas.

Não esquecer as botas, binóculos e fato de banho.

Em San José, há supermercado e oferta de restauração para todos os gostos e bolsas.

Alojamento: No Albergue de San José, em camarata, e com pequeno-almoço. É fornecido um cobertor e os lençóis. É necessário levar toalha. Aconselha-se vivamente a levar o saco-cama. 

InscriçõesNa sede do CAAL, no dia 17 de Novembro, Terça, entre as 14h30 e as 18h30. 

Preço: Adultos - 234,00€             Menores de 21 anos - 209,00€  

Plano de pagamentos – Possibilidade de pagamento em 3 mensalidades, mediante cheques pré-datados, entregues obrigatoriamente no acto da inscrição, desde que a mesma seja feita durante o mês de Novembro. Se a inscrição for feita em Dezembro, o pagamento poderá ser feito em 2 mensalidades e, após essa data, só pagamento integral. 

 O preço inclui: a viagem e o programa de autocarro, o alojamento com pequeno-almoço, a entrada no parque temático, com almoço, no dia 13, e o seguro.

O número de inscrições é limitado.

 Partida: Sexta, dia 12, às 21h15 de Algés e às 21h30 de Sete Rios, já jantados.