6ª Viagem de Escalada

“Les Calenques”
2010-06-19 - 2010-06-26 (Sábado - Sábado)



Estamos de regresso de mais uma grande viagem de escalada.

Obrigado a todos os participantes por permitirem viabilizar mais esta aventura!

As Calenques superaram em muito as nossas expectactivas.
Locais de escalada de uma beleza extraordinária, rocha calcária branca de grande qualidade, centenas de vias de escalada do IIºI ao 9a.

Um "terreno de jogo", com muitas variantes; fendas, fissuras, chaminés, extraprumos, tectos, placas técnicas, diedros, etc.

Para os apreciadores do "multi-pitch" (vias de vários largos) um verdadeiro paraíso e, tudo isto, com o azul cristalino do mar como pano de fundo.

As Calenques que visitámos  foram; Goudes, Luminy, Morgiou, Vau, Sormiou e ainda a escola de Marseilleyvre. À excepção desta última, todas as outras, e por se tratarem de zonas protegidas com acesso condicionado, proporcionaram óptimas caminhadas de aproximação ( 45min a 1 hora), permitindo depois escalarmos praticamente sózinhos, num enquadramento natural soberbo.

No final da escalada, não podia faltar o banho de mar e sempre que possivel as tradicionais "bjecas".

A nossa "base" foi o Camping Le MAS na praia de Sainte le Croix, com bons alojamentos (bungalows), boa comida e encostado à praia.

Enfim, sem dúvida, um dos locais mais bonitos por onde o GDAE já passou.





Será entre 19 e 26 de Junho que o GDAE realiza a  6ª Viagem de Escalada, na zona de “Les Calenques” em Marselha (França).