No rasto do Lobo Ibérico

E a praia de S. Julião ali tão perto…
2011-01-09 (Domingo)

Esteve um dia fantástico, com uma temperatura e uma luminosidade únicas!

O Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca do Rosário recebeu, com entusiasmo e simpatia, os 130 participantes nesta bela actividade  conjunta do nosso Clube e da AMPCTV.

O CAAL continuou pela tarde ao longo das arribas entre S. Julião e Assafora. Foi o fechar com chave de ouro de um dia muito bem passado

Depois de termos tido a colaboração da Associação de Marcha e Passeios do Concelho de Torres Vedras na organização e enquadramento da Marcha dos Fortes, vamos participar numa actividade do calendário deste clube. 

No concelho de Mafra, na localidade do Picão localiza-se o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, do Grupo Lobo, um dos de maior sucesso e mais bem preservados do nosso país.

A sua visita é um dos nossos objectivos.

Com ponto de partida junto à Igreja de Vila Franca do Rosário, convidamo-lo a seguir-nos no rasto do lobo ibérico por trilhos que nos conduzem às redondezas da tapada de Mafra.

Várias histórias e lendas concederam ao lobo uma imagem de "mau da fita" mas, na verdade, este mamífero é um magnífico animal que faz parte da essência da Natureza.

Shhhh... estamos a chegar ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico!!

Vamos colocar os binóculos e, sem fazer barulho, espreitamo-lo no seu habitat natural.

No regresso, seguimos a “todo o vapor” para conhecer a história do Larmanjat, o comboio que o Marechal Duque de Saldanha trouxe de Paris e que cruzou as terras de Vila Franca do Rosário, numa época de febre de progresso e de possibilidades de desenvolver a viação no país.

É isso que vamos descobrir! Venha connosco!

Este percurso termina pelas 13h pelo que, após a degustação do conteúdo das nossas mochilas, seguiremos para a praia de S. Julião a partir da qual faremos uma caminhada pelas arribas até à Assafora.

Poderemos observar o mar invernoso ou então ter uma tarde calma e fria… 

Cartografia: Folhas 388, 401a e 402 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE. 

Partida: Domingo, dia 9, às 7h45 de Algés e às 8h00 de Sete Rios. 

Participação em viatura própria: Apenas é possível na actividade matinal que é circular. 

O preço inclui: transporte, seguro, monitores, visita guiada ao Centro de Recuperação do Lobo Ibérico.


Preços:
Autocarro: 21€ Menores 21: 17€