Um Sábado na Linha...da Bezerra a Porto de Mós

Pelas linhas da Nostalgia, calcorreando a Linha de Montanha
2011-05-28 (Sábado)


Retornando aos anos 30 do século passado, iremos calcorrear o que foi uma parte da Linha Mineira do Lena.

Decorria na época a grande exploração, resultante da então revolução industrial, onde foi necessário desventrar as entranhas da terra, na procura e recolha do tão necessário carvão.

O troço da linha que vamos percorrer inicia-se na localidade de Bezerra e termina em Porto de Mós.

A actividade desenvolve-se por isso no talude, sobre o qual outrora as locomotivas de transporte, tendencialmente de minério (carvão), circularam.

Ainda que as locomotivas tenham uma potência de força inigualável pelo homem, os desníveis do seu percurso são ligeiros, pelo que o grau de dificuldade, onde se desenrola a nossa actividade, não é perceptível, o que a torna em agradável passeio.

Iniciaremos então a caminhada no lugar da Bezerra, na vertente oriental da Serra da Pevide, com uma vista fabulosa e desafogada sobre o vale do rio Lena - Porto de Mós.

Percorreremos de manhã cerca de 6km, alternando os troços entre trincheiras e aterro, sendo os taludes perceptíveis em pedra que suporta a plataforma da linha que percorremos para, na sua parte final, atravessarmos dois túneis, passando então para a outra vertente oposta da serra (lado do mar), podendo avistar a EN1, Alcobaça e Nazaré.

Contornando agora o topo norte da Serra da Pevide, chegaremos ao parque de merendas, decorado com moinho em bom estado de conservação e avistando o Castelo de Porto de Mós, onde nos aguardam os já conhecidos amigos do catering. 

E aqui teremos o merecido repasto a fumegar, que iremos saborear em alegre convívio, já incluído no preço da actividade.

Após amena cavaqueira, e já esquecidos do nosso objectivo final (Porto de Mós), retomaremos o então fabuloso passeio, não sem antes avistarmos, dentro das instalações de uma grande fábrica, um edifício amarelo que foi a estação da linha, cais de Porto de Mós e terminal de passageiros.

Continuaremos a descer, agora já a cota mais baixa, embrenhando-nos, sempre através da Linha Mineira, entre luxuriante vegetação, quase em túnel, originado pela copa das árvores.

Continuaremos sempre em frente em forma de zig-zag, sem nos apercebermos que percorremos cada vez a cota mais baixa, sob aquele que percorremos de manhã, para num ápice nos surpreendermos com uma curiosidade (alguns tirarão fotos!).

Em frente é o caminho, contornando aqui e ali, volvidos cerca de 7km, chegaremos à fábrica RICEL (antiga estação) e ao termo pedestre da actividade, onde o autocarro nos aguarda, para um transbordo até perto do Castelo de Porto de Mós que de seguida visitaremos, para conhecer a sua história, do então Castelo de D. Fuas Roupinho.

No final regressaremos ao autocarro, rumo a Lisboa.

Características do percurso: Caminho percorrido sempre na plataforma da linha, no seu início tem um troço de cascalho solto (balastro da antiga linha) para que se recomenda atenção, para evitar cansaço excessivo.

Possibilidade de neutralização, após o almoço.

Recomendações: Não esquecer calçado confortável para terreno pontualmente acidentado, recomenda-se o uso de bastão, protector solar pela surpresa do sol e por fim levar água, não há abastecimento.

Desta vez não é preciso levar farnel!

Cartografia: Folhas 308 e 318 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Sábado, às 7h15 de Algés e às 7h30 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Contactar a secretaria do Clube.

É imprescindível a inscrição no Clube.O preço inclui o almoço servido ao ar livre, para além do seguro e do transporte.


Preços:
Autocarro 37,00 Menores 21 anos 27,00€