Sintra ao Luar!

Cantos e recantos
2011-07-16 (Sábado)


Temos visitado a “nossa” Sintra sempre iluminada pelo sol ou pela névoa difusa da aragem marítima; sentiremos agora uma beleza diferente – a carícia da luz fria e não menos bela - a luz da Lua.

A lua que nos assusta com seus fantasmas, imagens de selenitas que nos espreitam a cada curva, lobisomens, gnomos e moiras encantadas que nos protegem nas sombras, que nos seduzem. 

Começamos a caminhada por Sintra encantada no local dos malabaristas, dos vendedores, dos flautistas da feira medieval que se aproxima, ao som da musica celta - o largo de S. Pedro.

Neste largo, nos segundos e quartos domingos de cada mês, estendem-se bancas de hortaliça viçosa e de agradável pão saloio, de queijo e azeitonas, o pregão do cigano para a chamada da “bela camisola” ou antiguidades que pintaram uma porta ou uma janela, ou uma boneca de moira com séculos de história.

Este é o lugar onde cada mês acontece a feira de produtos que jamais poderíamos imaginar.

Percorremos ruas estreitas e deliciosas até ao Jardim da Vigia, onde teremos uma vista soberba do Castelo dos Mouros.

Seguiremos agora um caminho, até sermos surpreendidos pela vista do Palácio da Vila e chegaremos assim à Volta do Duche onde apreciaremos cantos e recantos com fontes, em que a frescura nos convida a sentar e conversar ouvindo a sua melodia - lugares menos conhecidos.

Caminharemos agora em direcção ao Palácio da Vila, aí teremos oportunidade para o ver vestido com as cores da noite e, já com a presença de cavaleiros e mouras encantadas, iremos em direcção à Regaleira e Seteais, onde tomaremos um antigo trilho que nos levará às redondezas do Palácio da Pena, onde o seu guardião, o Tritão, nos olhará por entre as sombras nocturnas das nuvens.

Palácio do Gregório será o local, quase desconhecido, onde o silêncio da noite impera.

Seguiremos o perfume das flores campestres até ao Rio da Bica sentindo a aragem e a melodia da água para, levados com o encantamento do Monte da Lua, voltarmos ao início, ao belo largo de gigantescas árvores onde as moiras se juntavam em namoro com os seus cavaleiros nos tempos encantados desta terra mourisca; agora, depois desta bela caminhada, levaremos para casa o sonho dos gnomos da floresta.

A LUA será a nossa guia e o LUAR o nosso companheiro. 

Passeio curto, aproximadamente 7km, praticamente todo através de percursos urbanos e caminhos de terra de fácil acesso.

Inscrição (5,00€) no local da concentração (largo da feira em S. Pedro de Sintra, às 21h00)


Preços:
Inscrição (5,00€) no local da concentração