O GDAMO na Montanha Palentina

2012-04-28 - 2012-05-01 (Sábado - Terça-feira)

O GDAMO esteve no passado fim de semana em Espanha, nas Montanhas Palentinas, no Parque Natural das Fontes Carrionas, para escalar o ESPIGUETE.

É um parque NATURAL e ninguem nos pediu o pagamento de taxas nem apareceram os chatos dos guardas a proibir as nossas atividades, pelo contrário, fomos muito bem recebidos porque somos montanheiros e sabemos respeitar as nossas queridas montanhas, mas é claro estávamos em Espanha não em Portugal.

A nossa ascensão ao cume do Espiguete foi efetuada pelo Canal Nordeste, com inclinaçôes de 45 a 55 graus.

Foi uma atividade arriscada porque a neve estava em muitas zonas com pouca consistência, onde era praticamente impossivel colocar proteçôes.

Alguns dos nossos companheiros nunca tinham feito nada do género, depois da passagem pelo primeiro canal foi sempre em subida completamente exposta com perto de 400m. Neste caso valeu o nevoeiro que deu para esconder onde estavamos metidos.

Esteve praticamente sempre a nevar em forma de bolinhas muito finas de gelo que não chatearam muito.

A  descida foi efetuada pelo Corredor Norte que é praticamente uma descida continua de umas centenas de metros com inclinacôes de 40 / 45 graus.

Ouçamos o coordenador do GDAMO, António Nunes: "É claro que não vou dizer o tempo que levamos a realizar a atividade, apenas que foi a mais técnica e arriscada que fiz até hoje, apesar de ter apenas 2451m e um denivel acumulado de subida de 1150m, em que a distancia percorrida foi de aproximadamente 10km".

Vejam o álbum de fotos do António Nunes:

https://picasaweb.google.com/113479332645420719488/GDAMOEspiguete#

 

 


A próxima atividade a realizar
 junto da Cantábria inclui a Ascensão do Espiguete com 2450m e a Ascensão de Pena Prieta com 2536m

Será uma atividade técnica que implica equipamento de Alpinismo e possivelmente cordas, sobretudo a Ascensão do Espiguete.

A Ascensão do Pena Prieta é mais facil em termos técnicos mas mais longa em termos de percurso.

Ambas as ascensões não são própriamente um passeio e requerem alguma capacidade fisica pelos desniveis a vencer e distancias a percorrer, pelo que fica o alerta.

O alojamento será em tendas em Campings abertos no 1º e 3º dia ( eventualmente bungalows ) e em campismo onde for possível no 2º dia ( perto de Cardaño de Arriba ).

A reunião de coordenação desta atividade será, conforme previsto, no dia 18 (quarta) ás 21h30