Dois Portos

Um passeio entre vinhas
2012-12-09 (Domingo)

 


Vejam todas as fotos da Teresa Santos em:

https://picasaweb.google.com/teresasantos.caal/DOISPORTOS

 

 



Batalha de Dois Portos, uma batalha "quase" esquecida

 

 http://www.revistamilitar.pt/modules/articles/article.php?id=611 

Uma razão extra para não perder esta actividade!

Com início e fim em Dois Portos, vamos percorrer na íntegra esta freguesia de Torres Vedras, onde teremos a oportunidade de passar por vinhas, pomares e terrenos de cultura, atestando que a agricultura ainda é muito importante na região do Oeste.

A freguesia de Dois Portos é famosa pelas suas quintas e adegas e produz, segundo muitos especialistas, o melhor vinho do concelho.

Sempre acompanhados por uma paisagem deslumbrante, atravessaremos o antigo julgado de Ribaldeira, que já foi sede de um concelho extinto em 1855 e é hoje uma das freguesias de Torres Vedras, pela bela aldeia de Caixaria, pela Quinta do Espanhol (ou do Hespanhol) que, com seis séculos de história, partiu da iniciativa do espanhol Felippo Pallastrelli, e se mantém até hoje na família. Esta casa senhorial, cujo espólio inclui pertences de Cristóvão Colombo, está envolta por arvoredos, matas seculares e agradáveis jardins, sendo actualmente um local onde se realizam casamentos e outros eventos.

Atravessaremos a aldeia da Ribeira de Maria Afonso, conhecida pelas suas casas senhoriais, bem como pelos lugares de Buligueira, Murteira e Casal de S. Pedro que, como veremos, poderíamos apelidar de ‘terra de marinheiros’.

Teremos oportunidade de passar ainda por diversas quintas e belas casas senhoriais, algumas das quais transformadas em Turismo de Habitação como a Casa do Alpendre em Ribeira de Maria Afonso.

Terminaremos o nosso passeio com uma última descida que começa na Igreja de S. Pedro e que, depois de atravessar uma vinha pertença da Estação Vitivinícola Nacional, termina junto à Adega Cooperativa de Dois Portos.

Características do percurso:

Actividade circular, com cerca de 15km, com inspiração no PR1 de Torres Vedras - Rota da Vinha e do Vinho. Sem dificuldades de maior, decorre por terreno ondulado ao longo de estradões e trilhos.

Recomendações: Dada a época do ano é possível que alguns locais do percurso possam ter lama, pelo que se aconselha o uso de botas de montanha.

Cartografia: Folha 375 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE. 

Ponto de encontro: Concentração às 9h30 no Café Restaurante ‘O Caçador’, frente à Adega Cooperativa de Dois Portos. A actividade começa e termina neste local.

Inscrição no local da concentração (preço 5,00€).

O preço da atividade inclui o seguro.