Caminhando de Cynthia para Sintria

Viagem ao passado de Sintra
2012-07-14 (Sábado)


Começaremos nos arredores da Vila de Sintra em S. Pedro de Penaferrim, onde iniciaremos a nossa viagem ao passado.

A famosa arquitetura e design tão portugueses, as casas senhoriais hoje abandonadas, a belíssima paisagem envolvente serão os nossos primeiros guias.

Subiremos até ao jardim/miradouro da Vigia de onde podemos observar o Monte da Lua, o Palácio da Pena ou Palácio do Graal, o Castelo dos Mouros, uma das famosas conquistas de D. Afonso Henriques e de Pêro Pais, e de seguida rumaremos à Vila de Sintra acompanhados pela belíssima paisagem que nos é oferecida.

Chegaremos a Sintra passando pelo Museu do escultor Anjos Teixeira, para de seguida admirarmos o tão conhecido Palácio da Vila, onde teremos uma bela panorâmica e faremos uma pequena pausa (quem sabe, se até saborear uns travesseiros quentinhos…)

No próximo destino - o Palácio de Seteais - vamos deslumbrar-nos mais uma vez com a paisagem com mar como pano de fundo. Chegados ao Palácio de Seteais, atualmente um hotel, iremos serra acima em direção ao Palácio da Pena, onde apenas passaremos para o vermos de perto, podendo aproveitar para tirar umas belas fotos do majestoso Palácio ‘sagrado’ do lugar da Pena, onde falaremos um pouco das suas teorias, razões da sua construção e o porquê daquele local.

Subiremos a Santa Eufémia, à capela, aos banhos e ao miradouro e, se nebulosidade o permitir, poderemos ver a margem sul, a serra da Arrábida, o Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril, a Base Aérea nº1 e o aeródromo de Tires.

Na descida, já a caminho de S. Pedro, ladearemos o Castelo de São Gregório ou Castelo das Queijadas, para chegarmos ao largo da feira. (O percurso terá cerca de 8km e a chegada está prevista para as 13h00).

Local de encontro: Largo D. Fernando II ou Largo da Feira de S. Pedro de Sintra às 8h45, para podermos sair às 9h00.

Inscrição no local do encontro (5,00€).