Nocturna – Lagoa de Albufeira

Da Estacada ao mar, e ao luar!
2014-07-12 (Sábado)

Mais de 70 companheiros caminharam ao luar!

Uma noite maravilhosa! Esperamos pelas fotos! 




A nossa nocturna de 2014 pode ser resumida pelo seguinte texto que se pode encontrar no site do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena:

A Lagoa de Albufeira encontra-se num sistema dunar, no seguimento da arriba fóssil da Costa da Caparica. A lagoa tem uma área aproximada de 155ha, apresentando uma forma alongada e sendo constituída por duas áreas lagunares denominadas por Lagoa Grande e Lagoa Pequena. Ambas estão ligadas por um canal estreito e sinuoso, designado por Bico dos Corvos.

A montante da lagoa encontra-se uma zona palustre formada por uma mancha relativamente extensa de caniçal, designada por Lagoa da Estacada. Actualmente esta zona está separada da Lagoa Pequena por um dique e é alimentada essencialmente pela ribeira da Apostiça. Junto ao dique desenvolve-se uma mancha de salgueiros e alguns choupos.

A rodear praticamente toda a lagoa encontra-se um vasto pinhal, onde se destacam o pinheiro-manso (Pinus pinea), o pinheiro-bravo (Pinus pinaster) e alguns eucaliptos (Eucalyptus globulus) e sobreiros (Quercus suber). Os terrenos agrícolas surgem normalmente nos terrenos de vale de cheia das ribeiras que desaguam na lagoa: ribeira de Aiana, Ferraria e Apostiça.”

http://www.cm-sesimbra.pt/lagoapequena/?pageid=106

Vamos assim começar a nossa actividade pela observação de aves (que no Verão são menos que noutras épocas do ano; ainda assim, no ano passado por esta altura foram observados 40 flamingos neste espaço), continuaremos até ao mar, e o regresso será feito pelo pinhal, com possibilidade de observar a zona agrícola da ribeira de Aiana.

Características do percurso: Percurso com cerca de 12km, sem grandes desníveis e com piso adequado a uma nocturna. Levar calçado próprio para uma caminhada nocturna e, se for muito sensível à picada de mosquitos, um repelente.

Cartografia: Folha 453 da Carta Militar de Portugal (1/25000 do IGE).

Actividade de inscrição no local.

Encontro às 20h00 no parque de estacionamento do Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena (na estrada Fernão Ferro - Aldeia do Meco, após a herdade da Apostiça surge uma seta azul que indica ‘Observação de Aves’).

O preço (6,50€) inclui a entrada no Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena.