O Vale do rio Trancão

Uma paisagem renovada
2014-11-29 (Sábado)


Vejam as fotos da Teresa Santos em 

https://picasaweb.google.com/100457451665543708197/VELOSO# 



NOVIDADE!

A actividade deste Sábado vai incluir uma acção de sensibilização ambiental em parceria com a ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental), nossa "vizinha" no espaço da nossa sede ! 



O Trancão é um pequeno rio, com apenas 29 km, que nasce na povoação de Póvoa daGalega e desagua no Tejo, em Sacavém. Sabe-se que foi nas suas margens que em 1147 se travou o primeiro recontro entre D. Afonso Henriques e os mouros, logo antes da tomada de Lisboa.

Até ao século XIX foi uma via de comunicação preferencial para as pessoas da zona saloia a norte de Lisboa e era conhecido como Rio de Sacavém, não só por ser esta a localidade mais importante da região envolvente, como também pelo facto de a freguesia abarcar então as suas duas margens, junto à foz.

Sacavém foi um importante porto fluvial no contexto portuário do Tejo, ao longo da Idade Média, tendo começado a decair gradualmente a partir do século XVI. Estava então pejado de embarcações que transportavam os produtos hortícolas para Lisboa.

Foram estas mesmas embarcações que, no tempo do rei D. João V, subiram o rio transportando as pedras usadas na construção dos torreões do Convento de Mafra.

Mas a história deste rio nem sempre foi agradável. A partir de meados do século XX, o Trancão tornou-se célebre pelas descargas poluentes efectuadas por fábricas das suas proximidades, que fizeram dele um rio moribundo e de odor nauseabundo.

No seguimento do projecto da EXPO 98, foi contemplada a sua completa despoluição, processo que se vem verificando desde então e que passou, nomeadamente, pela construção de uma ETAR, em Frielas. A metodologia utilizada é hoje considerada um modelo a seguir na despoluição de cursos aquíferos.

É mesmo quase junto à foz doTrancão que nos vamos encontrar para esta actividade, que nos vai permitir conhecer as belas margens do rio e a sua envolvente, um pouco das suas povoações circundantes (alguns dos menos conhecidos arredores de Lisboa), descobrir locais com uma panorâmica surpreendente e constatar que o Vale do Rio Trancão tem um forte cariz agrícola.

Característicasdo percurso:

Actividade circular, com cerca de 20 km,alternando troços de bom piso com outros algo irregulares, mas sem grandes desníveis. Há várias possibilidades de neutralização através dos transportes públicos. 

Recomendações:Levar botas de montanha, calças compridas e, eventualmente, bastões.

Cartografia:Folha 417da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Ponto de encontro: Às 08h30, em Sacavém, na Praça da República, junto à estátua da Cabeça do Aguadeiro.

 


Preços:
Inscrição no local (5,00€). O preço inclui o seguro