Editorial da informação 274

2015-03-10




Editorial

Em 2015 o CAAL comemora 30 anos de idade e é considerado por muitos o mais importante clube de montanhismo do país, quer pelo número de actividades realizadas (conseguimos contabilizar cerca de 1500 nestes 30 anos), quer pela sua diversidade de modalidades e de localização. Para preparar as comemorações deste aniversário lançámos uma campanha de rifas, com a qual esperamos angariar fundos para montar uma exposição comemorativa sobre o Clube, e onde gostaríamos de apresentar alguns mapas que ilustrem o número e distribuição geográfica das atividades.

No entanto, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra antecipou-se aos nossos esforços de medição do que tem sido realizado pelo CAAL ao longo destes 30 anos e, utilizando a informação presente no nosso site, integrou um capítulo sobre o CAAL num trabalho que publicou e que se destina ao uso de alunos do curso de licenciatura em Turismo, Lazer e Património, e de mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento. Este trabalho completo pode ser consultado em http://www.eumed.net/libros-gratis/2015/1426/index.htm.

O site do CAAL na internet, a presença nas redes sociais e canais de difusão da internet, têm-se mostrado boas ferramentas de publicitação do Clube. Assim, para registar momentos da vida do nosso Clube foi criado, no final de 2014, um canal ‘youtube’ do CAAL (www.youtube.com/c/ClubeActividadesdeArLivre), onde se esperam colocar vídeos das atividades do Clube. Para começar, foi colocado o vídeo realizado pela SIC da ascensão do CAAL ao Kilimanjaro nos últimos dias de 1994. Outros vídeos são bem-vindos!

No entanto, o CAAL não pode viver apenas de memórias. Se apenas nos limitarmos a elas e esquecermos que o Clube vive da participação nas atividades pelos seus sócios, o futuro não será risonho.

Assim, desafiamos todos os sócios a participarem nas actividades, a trazerem amigos, ideias de novas actividades, ou de novas áreas onde gostariam de ter formação e capacidade para implementarem essas ideias. Sem a participação de todos não há Clube e sem Clube não há actividades! Para te manteres a par do que acontece, começa por participar na Assembleia Geral do nosso Clube, que se realiza no próximo dia 25.

Um bom desafio para os 30 anos do CAAL? Juntemo-nos todos neste desafio!