Serras da Beira Baixa I

Cabeço das Corgas
2015-11-07 (Sábado)


Belas vistas e um tempo magnífico!

E ainda a ribeira de Insla e a aldeia de xisto  da Figueira

 

 

 

 

 

 

 

 




 

 

Esta atividade dá início a um projeto, que é o de percorrer as serras da Beira Baixa.

Começamos pela serra do Cabeço das Corgas, a elevação atrás de Proença-a-Nova.

É também um dos 16 geomonumentos do Geopark Naturtejo, mas não é um geosítio como os outros. A sua importância consiste em ser um miradouro dos outros. Na realidade as vistas são o forte da atividade, abrangendo toda a Beira Baixa e o Alentejo, até à serra de S. Mamede.

Meia hora depois do final da caminhada paramos na aldeia da Figueira, uma das 27 aldeias de xisto do país (esta é a da Proença-a-Nova). Aquando do 30º Aniversário do nosso Clube, visitámos Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Gondramaz, e por este andar vamos conhecendo todas.

A particularidade desta é que à noite as ruas eram fechadas com portas, de modo a que toda a aldeia ficasse protegida do ataque dos lobos aos animais domésticos. Ainda hoje existem vestígios de algumas dessas portas. Também há local para bebermos uma cerveja e petiscar.

Características do percurso: Em resumo é subir à serra, percorrê-la e descê-la. A caminhada tem o seu início na estrada 529-2, junto do vértice geodésico de Fatelo e termina 13km depois, na localidade de Isna.

No entretanto, começamos por subir (170m) ao vértice de Cabeço das Corgas e depois evoluir pela cumeada da serra, até ao seu ponto mais elevado (Espadana - 954m). Serão mais 100m de subida e os caminhos são os estradões dos parques eólicos. Segue-se depois uma descida de 250m, em 6km, por caminhos rurais, ao longo do vale, até ao final na povoação de Isna.

Recomendações: Agasalhos próprios para a época do ano e binóculos.

Cartografia: Folha 290 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

Partida: Às 8h00 de Sete Rios.

Participação em viatura própria: Dadas as características dos percursos, o Clube não pode assegurar o retorno às viaturas. Caso haja interessados, contactar a secretaria do Clube.

O preço inclui o transporte, o seguro, o mapa e a informação. 


Preços:
Autocarro 31,00€ / Menores de 21 anos 15,00€