Parque Florestal de Monsanto

Só o ama quem o conhece...só o defende quem o ama!
2016-02-14 (Domingo)

 



Quem disse que ia chover?  

Mais uma bela passeata em Monsanto, mais uma caminhada Eurorando! 

 

 

 




 

As nossas caminhadas de Monsanto até Julho de 2016 vão fazer parte do EURORANDO 2016 

 

http://www.era-ewv-ferp.com/events/eurorando-2016/ 

 

O CAAL convida os seus sócios e a população de Lisboa a virem passear em Monsanto!

Continuamos, como há 20 anos, a mostrar os encantos deste belo Parque Florestal da nossa cidade, ideal para a iniciação ao pedestrianismo, para os amantes da Natureza e do Ambiente, para todas as idades e para juntos passarmos uma bela manhã.

Estaremos, como sempre, na Cruz das Oliveiras, junto aos bombeiros, às 09h30 de domingo.

Venham a Monsanto com o Ar Livre – é ao pé de casa, sem inscrição prévia, gratuito, e termina no local onde começou pelas 12h45!

Com o CAAL estou no EURORANDO

O CAAL – Clube de Actividades de Ar Livre – tem uma relação estreita e de longa data com o Parque Florestal de Monsanto.

Integramos desde a primeira hora o persistente movimento não governamental de defesa da maior área verde de Lisboa, o qual - mediante uma atenta campanha por melhores políticas de gestão e conservação - foi factor determinante na transformação da antiga mata, esquecida e pouco recomendável, no actual espaço recreativo e educacional, aprazível e capaz de atrair os lisboetas amantes da Natureza e do ar livre.

Há mais de vinte anos que o CAAL, em colaboração com a Câ- mara Municipal de Lisboa, organiza regularmente caminhadas em Monsanto. Por um lado dando a conhecer à população da cidade os recantos e os encantos do parque, por outro apresentando o pedestrianismo e a orientação (e os benefícios da actividade desportiva em geral), a quem queira caminhar connosco. ~

Monsanto é a nossa casa. Mas hoje há algo de novo. Estamos pontualmente inseridos em algo muito mais vasto. Estas caminhadas em Monsanto fazem parte do calendário oficial da EURORANDO, a iniciativa maior da ERA!

‘E o que é isso de EuroRando e de ERA?’, perguntará quem não é associado/a do Clube.

European Ramblers Association (também conhecida pelas siglas EWV ou FERP, das suas outras línguas oficiais) é a federação europeia da nossa modalidade.

Congrega associações de pedestrianismo de 34 países, que representam uma ‘ninharia’ de cerca de 3,5 milhões de praticantes filiados.

É um espaço de intercâmbio de experiências e de know-how, de debate de problemas e suas possíveis soluções, funcionando também como interlocutor único junto do poder político europeu em matérias da maior importância, como o direito de acesso à natureza, a protecção legal dos trilhos pedestres, a formação de quadros técnicos, as relações entre saúde e prática desportiva, etc.

Gere uma rede (sempre inacabada) de 12 enormes percursos marcados que atravessam a Europa em todos os azimutes e, claro, procura juntar os praticantes do continente, quer através da organização de encontros internacionais - que os sócios do CAAL têm frequentado regularmente - quer através de um festival de grande envergadura - a EURORANDO.

Esta é uma iniciativa quinquenal que, no seu actual modelo, se divide em duas partes: um conjunto de caminhadas individuais organizadas pelos diferentes associados, um pouco por toda a Europa, de Outubro a Setembro, e uma semana final na qual se concentra um elevado número de praticantes numa dada região, sob a égide da associação local. Depois de uma edição menos conseguida em 2011, a EURORANDO 2016 apresenta-se com ambição renovada.

A fasquia está bem alta: objectivos de mais de 500 caminhadas durante o ano, unidas pelo tema genérico da Energia, para um total de mais de 100.000 participantes!

A semana final está a cargo da Federação Sueca de Ar Livre - STF. Encontra-se dimensionada para 5 a 7 mil visitantes e decorre de 10 a 17 de Setembro na Scania, a península do extremo sul do país.

Serão seis dias de caminhadas escolhidas a gosto a partir de um universo de 82 percursos diários possíveis (!), numa região de paisagens diversificadas, com falésias e praias, bosques nórdicos outonais e luminosas paisagens abertas, lagos e zonas húmidas, avifauna exuberante em época de migração, património histórico/cultural de grande riqueza e, claro está, infra-estruturas de primeiro mundo.

Tudo isto num raio de 100 km do epicentro - a cidade de Helsinborg.

O CAAL é o mais antigo membro português da ERA e o pioneiro do pedestrianismo em Portugal (enquanto actividade desportiva autónoma de outras como o montanhismo, o campismo ou a espeleologia). À escala europeia somos uma gota de água, mas não somos de faltar à chamada!

Fomos os únicos portugueses presentes no passado dia 27 de Setembro em Hrcava, no remoto ponto triplo entre a Eslováquia, a Polónia e a República Checa, juntamente com representantes de ‘ramblers’ de mais 12 países europeus, na simbólica caminhada inaugural da EURORANDO 2016.

A edição de 2015 da nossa Marcha dos Fortes foi a primeira caminhada oficial em Portugal.

As nossas caminhadas de Monsanto até Julho de 2016 vão fazer parte do EURORANDO 2016.

Mais haverá em Monsanto, em que tentaremos entrar em contacto directo com outros companheiros que, por essa Europa fora, à mesma hora, participem no festival. E, claro, organizaremos uma actividade para a semana final da Suécia, que deverá ser lançada nas próximas semanas. Querem vir connosco?...

Hoje Monsanto faz parte de uma casa maior. Hoje somos EURORANDO! 

Mais noticias sobre o Eurorando em http://www.era-ewv-ferp.com/events/eurorando-2016/eurorando-walks/  e na versão francesa em http://www.era-ewv-ferp.com/fr/manifestations/eurorando-2016/des-randonnees-eurorandos/