Serra do Moradal

Pelo trilho internacional dos Apalaches
2016-11-19 (Sábado)

"Conquistámos" o Picoto da Serra do Moradal!

 

Fotos de José Veloso AQUI 

 

 



A serra do Moradal chama a atenção!

 

De facto, para quem se desloca de Vila Velha do Ródão para Castelo Branco, logo surge o desejo repentino de a subir.

 

O seu picoto, comandando uma extensa crista quartzítica (começa nos Penedos de Fajão), cai abruptamente sobre a superfície de Castelo Branco. É uma autêntica sentinela para as invasões vindas de Leste. Pensámos: ‘Havemos de lá ir. As vistas devem ser soberbas.’


E se não bastasse isto eis que, 15 dias depois do nosso reconhecimento, era inaugurado o Trilho Internacional dos Apalaches. Apalachoquê !!??.


É ‘o maior trilho de pegadas humanas do mundo, sendo um dos ícones mundiais do pedestrianismo. Situado no continente americano, o IAT (International Appalachian Trail) original tem 3500km, e atravessa a cordilheira montanhosa dos Apalaches, no sentido do seu comprimento, passando por 14 estados dos EUA. O percurso português, Grande Rota Muradal-Pangeia, faz alusão à emblemática montanha quartzítica, onde se desenvolve, mas também ao continente que existiu, … e que reunia todos os continentes, que existem atualmente’.


Inscrevam-se à vontade. Não há índios…


Características dos percursos: Início na EN238, entre Oleiros e Foz Giraldo, em plena serra do Moradal. Vão ser 5,5km pela cumeada da serra, quase sempre pelos estradões do parque eólico. A meio, temos uma subida de 80m. A partir do picoto do Moradal será uma descida (em 5km), de 500m, até à povoação de Pé da Serra, onde haverá neutralização. Até ao final, em Gatas, serão mais 4km ao longo da ribeira da Magueija.


Chegada a Lisboa, lá para as 20h30.


Cartografia: Folhas 266 e 279 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.


Recomendações: Agasalhos próprios para a época do ano (área exposta da serra, a uma altitude de 900m), e binóculos. Não esquecer farnel e água.


Partida: Sábado, às 7h00 de Sete Rios.


Participação em viatura própria: Dadas as características do percurso, o Clube não pode assegurar o retorno às viaturas. Caso haja interessados, contactar a secretaria do Clube.


O preço inclui o transporte, o seguro, a informação e o mapa. 


Preços:
autocarro: 38,00€ menores de 21: 24,50€