Caminhos de Fátima

Devagarinho vamo-nos aproximando
2017-02-18 (Sábado)

Já há fotos desta actividade!

 

 

 

 




Quem se lembra do marco das cheias do Tejo junto ao aeródromo de Santarém?

Foi onde terminámos o percurso do ano passado e é aí mesmo que, este ano, vamos iniciar mais uma etapa da versão CAAL dos Caminhos de Fátima.

Nunca é demais recordar que o nosso objetivo é chegar a Fátima, não obrigatoriamente pelos caminhos utilizados pelos peregrinos, mas sim procurando alternativas mais interessantes, evitando ao máximo o asfalto e encontrando os percursos mais bonitos da região por onde andamos.

Neste ano, em que se comemora o centenário das aparições, vamos passar por campos de cultivo, embrenharmo-nos na ‘selva’ ribatejana, passar por diques, subir até Manteigas, (não essa que todos conhecem mas sim a um marco geodésico com esse nome), descer até Fontainhas onde, quem quiser, pode beber um cafezinho e/ou neutralizar.

Seguimos depois, sempre por caminhos rurais, até perto das instalações da Super Bock (sem nada provar), atravessaremos a autoestrada por uma ponte que parece não levar a lado nenhum e ter sido ali colocada a pensar em nós, passaremos pela bela Quinta dos Anjos, local de organização de eventos e, após atravessarmos duas rotundas, entramos num bonito caminho que nos vai levar até à surpreendente Azóia de Baixo, local onde Alexandre Herculano passou os seus últimos dias na Quinta de Vale de Lobos.

É nesta interessante e acolhedora povoação, junto a um abrigo dedicado aos peregrinos, que vamos terminar este ano.

Características do percurso: Cerca de 18,5km, feito maioritariamente por caminhos rurais, caminhos de pé posto e alguns estradões, que nos vão levar para além de Santarém sem nunca tocarmos na cidade. Caminho maioritariamente plano, excepto no acesso ao marco geodésico de Manteigas. Possibilidade de neutralização em Fontainhas mais ou menos a meio do percurso.

Cartografia: Folhas 364 e 352 da Carta Militar de Portugal na escala 1/25000 do IGE.

Recomendações: Levar farnel e água. Recomenda-se o uso de botas de montanha e, eventualmente, de bastões. 

Partida: Às 08h00 de Entrecampos.

Dadas as características do percurso, e o facto de não ser fácil a ligação por estrada entre o início e o fim da atividade, não é possível a participação em viatura própria. Contactar a secretaria do Clube, se for o caso.

 

O preço inclui o transporte, o seguro, a informação e o mapa da atividade.

 


Preços:
Autocarro 24,00€ Menores de 21 anos 10,00€