Serra do Cercal

Pelo Alentejo Litoral
2017-03-25 (Sábado)




Um belo dia de sol!

 

Vejam as fotos da Teresa Ponte em http://clubearlivre.org/v/actividades/2017/mar/cercal/tp/ 

 

 

Começou a Primavera!

Para quem passa pelo litoral alentejano, na área de Vila Nova de Milfontes, a serra do Cercal destaca-se com os seus 300m de comando sobre a superfície circundante, e a extensão de quase 25km, numa barreira paralela a costa. Talvez este ar majestoso tenha influenciado Bille August, que aqui filmou parte da ‘Casa dos Espíritos’, baseado no romance homónimo de Isabel Allende, apesar de em ambiente andino.

Esta visão da serra - a mais acessível - não a vamos ter, pois ao percorrermos as cumeadas, vamos ter, isso sim, vistas para os dois distintos lados: Alentejo litoral e ‘Alentejo profundo’. No primeiro, a planície de mar e os meandros do Mira e, no segundo, os montados de sobreiros e os retalhos de verdes campos, entre simétricas colinas.

E lembrem-se: começou a Primavera!

 

Características do percurso: Caminhos e corta-fogos em áreas de cumeada, plantada de eucaliptos. O total são 14km, havendo uma neutralização ao km9, por volta das 16h00.

Subida de 200m e descida de 160, com um declive de 25%. Depois da neutralização, subida de 120m e descida de 170m com declive de 30%.

 

Cartografia: Folhas 535,544 e 545 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

 

Recomendações: Agasalhos próprios para a época do ano (área exposta da serra a uma altitude de 350m) e binóculos. Não esquecer farnel e água.

 

Partida: Às 7h30 de Entrecampos. A chegada está prevista para as 21h00.

 

Dadas as características do percurso, não se pode assegurar a participação em viatura própria. Caso haja interessados, contactar a secretaria do Clube.

 

O preço inclui o transporte, o seguro, o mapa e a informação.


Preços:
autocarro 31,00€ menores 21 anos 16,00€