Uma Tarde no Museu

Museu da GNR
2017-06-13 (Terça-feira)

 






 

Este museu, que se encontra no Quartel do Carmo, tem como objetivo o armazenamento, conservação, inventariação e divulgação dos testemunhos da História e memória da Guarda e das suas antecessoras.

O Quartel do Carmo, anterior Convento do Carmo de Lisboa, reflete a história do próprio edifício, palco de alguns dos momentos mais marcantes da história nacional a partir da crise de 1383-1385, quando o Condestável Nuno Álvares Pereira na sequência da batalha de Aljubarrota o mandou construir, até ao seu declínio com o terramoto de Lisboa de 1755, sem esquecer a revolução dos cravos de 25 de abril de 1974.

O espólio museológico é constituído por múltiplos objetos de grande valor histórico e artísticotestemunhos de um tempo passado referente ao Convento do Carmo, bem como ao período de vigência das Guardas Reais, Municipais e Republicanas, até à atual Guarda Nacional Republicana. Entre esses destacam-se os uniformes, as armas, condecorações, bandeiras, pintura, escultura, cerâmica, mobiliário, azulejaria, viaturas, instrumentos musicais e de relojoaria, entre outros.

Tudo isto iremos ver numa visita guiada, que incluirá ainda o salão nobre (sala Afonso Botelho) e a varanda.

Ponto de encontro: Às 14h15 no Largo do Carmo.


Atenção - O número de entradas é limitado, pelo que é necessária a inscrição no Clube até ao dia 8 de junho (preço – 4,00€).

O preço inclui a entrada no museu.