Ponte de Lousa

A descoberta das paisagens saloias
2018-01-20 (Sábado)

Uma bela caminhada!

Num dia magnífico, um passeio muito bonito com excelentes paisagens, surpresas e belíssimos trilhos... 

 

 




Esta caminhada foi-nos proposta pelo nosso amigo Manuel Silva, da Câmara Municipal de Loures, e tem início e fim em Ponte de Lousa.

Pouco tempo depois de começarmos, ainda dentro desta povoação, poderemos ver um relógio de sol junto dos antigos lavadouros e, perto da ponte, a pedra do Termo da Cidade de Lisboa.

De seguida entramos por um trilho de pé posto que acompanha o vale da Ribeira de Lousa, curso de água que alimentou várias azenhas.

Depois começamos a subir em direção ao ponto mais elevado da nossa atividade, o marco geodésico de Bolores, onde poderemos usufruir de uma magnífica vista sobre Loures, Lisboa e o rio Tejo, passando pela gruta do Penedo do Gato, situada num afloramento rochoso sobranceiro ao Vale de Ponte de Lousa.

Nesta fase do percurso saímos, por momentos, do concelho de Loures e entramos no concelho de Mafra, com passagem pela serra de Monfirre, Bocal e Azenha, até voltarmos a Loures, em Carcavelos, conhecida pela sua produção de queijos.

A partir de Fontanelas iremos visitar a gruta do Tufo, avistando-se o vale da ribeira do mesmo nome e, em frente, uma plataforma calcária, com os seus grandiosos afloramentos, local escolhido por comunidades da pré-história recente, como confirmam os trabalhos arqueológicos já realizados.

Por último, iniciamos a descida em direção a Ponte de Lousa, completando assim um soberbo trajeto de excecional beleza.

Hora e local de encontro: Às 09h00 em Ponte de Lousa, a 6,4 km de Loures pela N8, no cruzamento com a estrada para Negrais, logo a seguir à ponte.

Atividade de inscrição no local (6,00€) - transporte em viatura própria.

Características do percurso: Circular, com cerca de 14 km de extensão, maioritariamente por trilhos e estradões, por terreno ondulado e com alguns desníveis a vencer. Como o transporte é em viatura própria, não há possibilidade de neutralização.

Cartografia: Folha 403 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000.

Recomendações: Levar botas de montanha e eventualmente bastões, não esquecer o farnel.

O preço inclui o seguro da atividade.

MIDE – meio 1; itinerário 1; deslocação 2; esforço 3