À volta de Monsanto

Já conhecemos bem Monsanto por dentro. Vamos conhecê-lo melhor por fora
2018-03-03 (Sábado)

 



Foi uma manhã de intempérie!

Valeu a tarde, luminosa e sem chuva. E foi uma fantástica visão exterior sobre Monsanto! 

 

 

A caminhada parte da estação de comboios de Benfica!

Vamos seguir por montes e vales na bacia hidrográfica da ribeira de Alcântara, passando por uma série de miradouros sobre o Parque Florestal de Monsanto, de que se pode destacar o Alto dos Moinhos, as Três Cruzes, os Sete Moinhos (1ª possibilidade de neutralização) e o Casal Ventoso.

Atravessada uma última vez a encanada ribeira de Alcântara, contorna-se a vertente sul de Monsanto, que oferece um sem-número de passagens e pontos de interesse e mesmo umas quantas surpresas (assim como mais duas possibilidades de neutralização). Deixando Caselas para trás, chega-se à ribeira de Algés, por vezes visível, que subiremos pela margem direita até chegar ao aqueduto das Francesas e à linha de cumeada na Buraca, antes de regressar ao ponto de partida.

 

Características do percurso: Percurso semiurbano com um total de 22,6 km e desníveis acumulados de 665 m, mas com várias possibilidades de neutralização, nomeadamente aos 8km (Carris 711), aos 12km (Carris 724) e aos 15km (Carris 729).

 

Recomendações: Usar bom calçado de marcha, devido aos desníveis e à natureza de alguns trilhos. Trazer farnel e água é recomendado. A meio do percurso haverá tempo livre para almoço.

 

Cartografia: Folha 431 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

 

Inscrição no local: 6,00€ (inclui seguro). Quem tiver seguro da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) paga 5,00€.

 

Ponto de encontro: Rua da Venezuela no largo fronteiro à estação de comboios de Benfica, às 8h45. Existe um parque de estacionamento gratuito na rua José Augusto Seabra, nas traseiras da estação de comboios de Benfica.

 

MIDE - meio 2; itinerário 1; deslocação 2; esforço 3

O preço inclui o seguro.