Alentejo à beira da água II

A Primavera volta sempre ao Alentejo
2018-04-21 (Sábado)


Do José Branco de Carvalho, o comentário

  "foi uma magnifica atividade, com lindas e diversificadas paisagens, com clima para todos os gostos, chuva, sol e uma temperatura bastante amena e com um ótimo petisco no final da atividade" e as fotos em https://photos.app.goo.gl/XdSTDMizsGIbKA013.

As fotos do belíssimo passeio de ontem da Ana Tique em https://photos.app.goo.gl/BNlVNalaZJTtQ7l52

 

 

 

 





Aproxima-se a Primavera!

Os campos áridos tornam-se verdes, salpicando-se de flores coloridas que nos convidam a procurar a frescura das suas águas e a reconhecer a força da natureza alentejana.

Vamos pois voltar ao Alentejo, à beira da água, unindo, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Caminho Histórico ao Caminho dos Pescadores.

Desta vez os nossos passos juntarão a deslumbrante Barragem de Campilhas à Praia do Malhão,refúgio de tranquilidade, extenso areal situado numa falésia que se apresenta em todo o seuesplendor selvagem.

Partiremos da povoação de Paneiro, através de um Alentejo agrícola e rural, onde se sente, apesar da proximidade da costa, os cheiros e a força do verdadeiro interior, caminho fácil com troços de montado, serra, vales e ribeiras, numa viagem pelo tempo, pela cultura local e pelos trilhos da natureza, até chegarmos à Barragem de Campilhas, situada na ribeira do mesmo nome, afluente do rio Sado.

Esta barragem foi construída em 1954, como forma de apoiar o desenvolvimento da agricultura no País, em particular nesta região carente de água. A sua albufeira tem um comprimento de coroamento de 711m e uma superfície de inundação de 333 hectares, sendo muito procurada para a prática de desportos náuticos. Nas suas magníficas margens faremos uma pausa, aproveitaremos para comer o nosso piquenique e para nos refrescarmos.

A seguir o autocarro levar-nos-á à entrada da Praia do Malhão, praia selvagem. Tem um areal muito extenso, ladeado por um sistema dunar de grande envergadura e de beleza ímpar, conhecido por Dunas do Malhão. A delimitá-lo a sul existem formações rochosas de grandes dimensões, conhecidas por ‘Galés’. Esta é uma praia isolada e praticamente intocada pelo Homem. Tomaremos o trilho dos Pescadores e caminharemos, sempre a ver o mar, até à Praia dos Aivados.

Novamente o autocarro estará à nossa espera para nos conduzir ao local do nosso ‘petisco alentejano’, oportunidade para convivermos, trocar impressões sobre tudo o que vimos e sentimos e confortar-nos para a viagem de regresso a Lisboa.

Características do percurso: Caminhos rurais interiores e trilhos arenosos ao longo da costa vicentina. O total dos dois percursos é de cerca de 14km, havendo uma neutralização no fim do primeiro (cerca de 10km), à hora do almoço, junto à barragem.

Cartografia: Folhas 526,527, 535 e 536 da Carta Militar de Portugal, na escala 1/25000 do IGE.

Recomendações: Roupa própria para a época do ano, não esquecer farnel, água e protetor solar.

Partida: Às 7h30 de Entrecampos. A chegada está prevista para as 21h00.

Dadas as características do percurso, não se pode assegurar a participação em viatura própria.

O preço inclui o transporte, o seguro, a informação, o mapa e o petisco alentejano.

É imprescindível a inscrição prévia no Clube.


Preços:
Autocarro: 36,00€ Menores 21: 19,00€